7 de abril de 2021

Grupo de Pesquisa Comunicação e Religião realiza seminário Narrativas islamofóbicas no Brasil

O próximo encontro do Grupo de Pesquisa Mídia, Religião e Cultura (Mire-Intercom) contará com o seminário Narrativas islamofóbicas no Brasil, ministrado pela professora dra. Francirosy Campos Barbosa, da Universidade de São Paulo (USP). A palestra será realizada no dia 13 […]
28 de março de 2021
Artigo - Internet e Religião

Da caridade à cidadania em fluxos posicionamentos espíritas nas Eleições 2018

João Damasio da Silva Neto Resumo Este trabalho analisa a circulação dos posicionamentos espíritas nas eleições presidenciais de 2018 no Brasil como indícios de uma transformação mais ampla na relação entre religião e política na sociedade em vias de midiatização. […]
7 de março de 2021

Grupo de Pesquisa Comunicação e Religião realiza palestra sobre saúde e religião na imprensa adventista

O próximo encontro do Grupo de Pesquisa Mídia, Religião e Cultura (Intercom) contará com a palestra Saúde é um dever cristão: saúde e religião na mídia imprensa adventista (1939-2019), ministrada pela professora dra. Karina Bellotti, da Universidade Federal do Paraná […]
3 de março de 2021
Artigo - Internet e Religião

“CATHOLICOVID-19” or QUO VADIS CATHOLICA ECCLESIA: the Pandemic Seen in the Catholic Institutional Field

Emerson Sena da Silveira Resumo The aim of this paper is to understand, in a panoramic way, the ideas that some organized groups of Catholicism have expressed about the pandemic of the new coronavirus. We shall take as material for […]
23 de fevereiro de 2021

CFC: dossiê religião nas mídias – Revista de Estudos Universitários (REU)

A Revista de Estudos Universitários (REU), da Uniso (Universidade de Sorocaba), recebe trabalhos para o dossiê Religião nas mídias, que irá compor seus dois números de 2021. Para o primeiro volume, os artigos deverão ser enviados até 30 de abril, […]
18 de fevereiro de 2021
Artigo-Cultura Midiática e Religião

O eclipse do imaginário: imaginário instrumental e redução da potência imaginativa das imagens

Maurício Ribeiro da Silva Resumo Partindo do apontamento de Gilbert Durand acerca do iconoclasmo promovido pela conjunção entre monoteísmo e filosofia no ocidente, o qual, paradoxalmente, produz a proliferação das imagens na contemporaneidade, o artigo dialoga com Horkheimer a partir […]
8 de fevereiro de 2021

La médiatisation. Nouveaux défis pour les sciences et la société

Mihaela Alexandra Tudor, Stefan Bratosin SINOPSE L’intérêt scientifique pour la médiatisation comme programme de recherche devient prégnant dans la première décennie du XXI e siècle. Il s’agit d’un tournant issu de la sociologie de la communication et des médias qui […]
3 de fevereiro de 2021

Quando o fiel vira fã: celebridades religiosas e interações no Facebook

Adriana do Amaral Freire Resumo Partindo da experiência religiosa mediada pelas ferramentas digitais da internet, esta tese se ancora na observação do contexto contemporâneo, no qual instituições religiosas promovem ações de marketing para se diferenciarem e conquistarem seus públicos e […]