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Mídia e Religião:

aspectos históricos e questões atuais


Palestra de apresentação do tema. Histórico das relações entre mídia e religião no Ocidente. A oralidade e visualidade nos primeiros séculos do cristianismo, a Reforma Protestante e a prensa de Gutemberg, a igreja eletrônica e a religiosidade digital. As transformações da religião pela mídia e da mídia pela religião no cenário atual.


Público-alvo: religiosos, acadêmicos e interessados pelo assunto.
Duração: 40 min a 1h.




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Igreja Católica e a Mídia:

da recusa à aceitação


Exposição focada no envolvimento da Igreja Católica com a mídia. Apresentação de histórico do pensamento da Igreja e as formulações conceituais da Igreja. As restrições iniciais à imprensa, ao rádio e à TV e o processo de abertura, principalmente a partir do Concílio Vaticano II, nos documentos da instituição. A transformação da experiência religiosa no contexto midiático, as implicações para a hierarquia institucional. Apresentação pesquisas envolvendo os padres cantores, o protagonismo de leigos católicos na Web, a transformação de rituais na articulação com a mídia. A ciberteologia de Spadaro.


Público-alvo: religiosos, acadêmicos e interessados pelo assunto.
Duração: 1h a 1h30.




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Evangélicos e a Mídia:

a cultura gospel na contemporaneidade


Breve histórico da relação entre Comunicação e Religião no cenário cristão. A Reforma Protestante e sua relação com a prensa de Gutemberg. A emergência da igreja eletrônica nos Estados Unidos e suas ressonâncias no Brasil. O pentecostalismo, neopentecostalismo e o "pastoreio midiatizado". A formação da cultura gospel. O contexto contemporâneo: do reforço contestação do protagonismo das lideranças eclesiais, os desigrejados e a integração pela web.


Público-alvo: religiosos, acadêmicos e interessados pelo assunto.
Duração: 1h a 1h30.


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Minicurso
Mídia e Religião:

estudos e perspectivas


O minicurso apresenta uma discussão sobre os aspectos que envolvem fenômeno religioso em suas interfaces com a mídia. Três eixos temáticos serão abordados, a saber:

1) Breve histórico sobre comunicação e religião no Ocidente (CAMPOS, 2008) e apresentação de conceitos criados para pensar a relação entre mídia e religião, tais como: “religião comercial”, “marketing da fé”, “messianismo eletrônico”, “assembleia eletrônica”, “igreja eletrônica” e “religião midiatizada” (ASSMANN, 1986; CUNHA, 2007; MARTINO, 2012);

2) Discussão sobre o entrelaçamento entre mídia, religião e consumo na sociedade brasileira a partir do conceito de “cultura gospel” (CUNHA, 2007) e das respostas católicas ao mercado religioso (SOUZA, 2007), e também sobre o entretenimento como meio de experiência religiosa (OLIVEIRA, 2016);

3) Exposição de estudos de caso atuais que discutem a interface mídia e religião na mídia impressa, no rádio, na televisão e na internet, pensando questões que contemplam desde a mudança no modo das instituições religiosas se relacionarem com os fiéis e com a sociedade por meio da ocupação de espaços na mídia às relações das grandes empresas de comunicação com as religiões (CUNHA, 2015; OLIVEIRA, SOUSA, 2015; SOUSA, 2014). As possibilidades de compartilhamento de visões sobre a religião e também de experiências religiosas levadas a cabo por fiéis por meio das tecnologias de comunicação digitais (MARTÍN-BARBERO, 1995; SPADARO, 2012). Os programas de pós-graduação em Comunicação no Brasil onde o tema tem sido estudado com frequência.


Público-alvo: acadêmicos.
Duração: 3h a 4h.


 

Marco Túlio de Sousa


Doutorando em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e mestre em Comunicação pela UFMG.

Jênifer Rosa de Oliveira


Mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).
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