QUEM SOMOS

O "Mídia, Religião e Sociedade" teve origem no início de 2013 a partir de uma disciplina sobre mídia e religião ministrada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) pelo então mestrando em Comunicação Marco Túlio de Sousa. Um grupo no Facebook foi criado com o nome “Mídia, Religião e Poder” a fim de suscitar debates entre os alunos e compartilhar conteúdos sobre a temática. Posteriormente, o grupo se expandiu para além dos interesses mais imediatos da disciplina contando com a adesão de outros pesquisadores. Este blog foi criado em 2015 com o propósito de dar mais visibilidade ao tema e servir de plataforma para divulgação das pesquisas sobre o assunto. O blog é de propriedade de Marco Túlio de Sousa e também possui uma página no facebook onde os novos conteúdos são divulgados.

ADMINISTRADOR

Marco Túlio de Sousa

Doutorando e Mestre em Comunicação


Doutorando em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), mestre em Comunicação pela UFMG e graduado em Comunicação (Jornalismo) pela UFJF. Realizou parte da graduação na Universidade da Beira Interior (UBI-Portugal). Suas pesquisas se voltaram em um primeiro momento para o estudo de elementos discursivos de denominações (neo)pentecostais na mídia. No doutorado estuda a experiência religiosa de rituais católicos em contexto de midiatização. Criou o grupo “Mídia, Religião e Poder” no facebook e o blog "Mídia, Religião e Sociedade", sendo responsável pelo conteúdo aqui postado.
Confira os >>> artigos e textos de Marco Túlio de Sousa <<< publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

COLABORADORES

Tatiane Milani

Mestranda em Comunicação


Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Graduada em Comunicação Social Habilitação Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) campus de Frederico Westphalen. Desenvolve pesquisas com ênfase em temas como: mídia e religião, Igreja Católica, Papa Francisco, midiatização, circulação e imagem.
Confira os >>> artigos e textos de Tatiane Milani <<< publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

MAIS RECENTES

19 de julho de 2019

Memória, mídia e transmissão religiosa: estudo de caso da Revista Adventista (1906-2010)

Rodrigo Follis  Resumo A presente tese discute a transmissão da memória religiosa do adventismo brasileiro, com foco no uso dos instrumentos comunicacionais eletrônicos (rádio, televisão e internet). O pano de fundo teórico se baseou nos aspectos da memória e da […]
15 de julho de 2019

Resenha: O fenômeno religioso: como entender

Por Tatiane Milani (mestra – Unisinos) A resenha apresentada pelo Mídia, Religião e Sociedade é elaborada a partir da leitura do livro disponibilizado pela livraria Paulinas de Belo Horizonte “O Fenômeno Religioso: Como entender”. O autor, Ivo Pedro Oro, é […]
10 de julho de 2019

Ciseco divulga chamada de trabalhos

O Centro Internacional de Semiótica e Comunicação (CISECO) abriu sua chamada de trabalhos para o VIII Colóquio Semiótica das Mídias. O evento integra o Pentálogo X, a ser realizado entre 25 e 28 de novembro, em Japaratinga, Alagoas, nas instalações do Hotel […]
8 de julho de 2019

Movimentos do catolicismo brasileiro : cultura, mídia, instituição

Brenda Carranza  Resumo Esta pesquisa propõe-se a demonstrar como uma terceira onda de recatolização brasileira está sendo constituída, liderada por uma nova face da Renovação Carismática Católica: o catolicismomidiático, cujo emblema é o fenômeno Pe. Marcelo Rossi. O estudo identifica […]
Imagem com o texto - Junte-se a nós! Publique seus trabalhos aqui!Imagem com o texto - Junte-se a nós! Publique seus trabalhos aqui!