QUEM SOMOS

O "Mídia, Religião e Sociedade" teve origem no início de 2013 a partir de uma disciplina sobre mídia e religião ministrada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) pelo então mestrando em Comunicação Marco Túlio de Sousa. Um grupo no Facebook foi criado com o nome “Mídia, Religião e Poder” a fim de suscitar debates entre os alunos e compartilhar conteúdos sobre a temática. Posteriormente, o grupo se expandiu para além dos interesses da disciplina contando com a adesão de outros pesquisadores. Este blog foi criado em 2015 com o propósito de dar visibilidade ao tema e servir de plataforma para divulgação das pesquisas sobre o assunto. O blog também possui uma página no facebook onde os novos conteúdos são divulgados.

ADMINISTRADOR

Marco Túlio de Sousa

Doutorando e Mestre em Comunicação


Doutorando em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), mestre em Comunicação pela UFMG e graduado em Comunicação (Jornalismo) pela UFJF. Realizou parte da graduação na Universidade da Beira Interior (UBI-Portugal). Suas pesquisas se voltaram em um primeiro momento para o estudo de elementos discursivos de denominações (neo)pentecostais na mídia. No doutorado estuda a experiência religiosa de rituais católicos em contexto de midiatização. Criou o grupo “Mídia, Religião e Poder” no facebook e o blog "Mídia, Religião e Sociedade", sendo responsável pelo conteúdo aqui postado.
Confira os >>> artigos e textos de Marco Túlio de Sousa <<< publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

COLABORADORES

Tatiane Milani

Mestra em Comunicação


Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Graduada em Comunicação Social Habilitação Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) campus de Frederico Westphalen. Desenvolve pesquisas com ênfase em temas como: mídia e religião, Igreja Católica, Papa Francisco, midiatização, circulação e imagem.
Confira os >>> artigos e textos de Tatiane Milani <<< publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

MAIS RECENTES

16 de setembro de 2021
Artigo - Internet e Religião

Vela virtual como materialidade da fé: cultura digital e manutenção/ transformação de símbolos religiosos

Juliana de Souza Juliana Simões Bolfe Mônica Cristine Fort Resumo A vela em sua materialidade é considerada símbolo do cristão católico desde seu nascimento, representada no Sacramento do Batismo, até a morte, simbolizando que aquele católico cumpriu sua missão na […]
5 de setembro de 2021

Podcast Religião se Discute aborda islamofobia

06/09/2021 Você sabe o que é islamofobia? O que acha da mulher muçulmana que usa véu? Ela é oprimida? O Islam é uma religião tolerante? Tudo isso você vai saber no segundo episódio do podcast Religião se discute. As alunas […]
5 de setembro de 2021

Mídia e Religião – perspectivas sobre um fenômeno em transformação

Receber uma imagem no smartphone com uma oração e se deparar com uma personalidade do mundo religioso ao ligar a televisão ou o rádio se tornou corriqueiro. Esse não é um fenômeno isolado, que diz respeito a apenas uma religião […]
12 de agosto de 2021

Lançamento: Mídia e Religião – perspectivas sobre um fenômeno em transformação

A editora Recriar lançou em agosto o livro Mídia e Religião – perspectivas sobre um fenômeno em transformação, resultado do trabalho desenvolvido no site Mídia, Religião e Sociedade. A obra é organizada pelo professor Dr. Marco Túlio de Sousa (UEMG) […]
Imagem com o texto - Junte-se a nós! Publique seus trabalhos aqui!Imagem com o texto - Junte-se a nós! Publique seus trabalhos aqui!