QUEM SOMOS
O "Mídia, Religião e Sociedade" teve origem no início de 2013 a partir de uma disciplina sobre mídia e religião ministrada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) pelo então mestrando em Comunicação Marco Túlio de Sousa. Um grupo no Facebook foi criado com o nome “Mídia, Religião e Poder” a fim de suscitar debates entre os alunos e compartilhar conteúdos sobre a temática. Posteriormente, o grupo se expandiu para além dos interesses da disciplina contando com a adesão de outros pesquisadores. Este blog foi criado em 2015 com o propósito de dar visibilidade ao tema e servir de plataforma para divulgação das pesquisas sobre o assunto. O blog também possui uma página no facebook onde os novos conteúdos são divulgados.
ADMINISTRADOR
Marco Túlio de Sousa
Doutorando e Mestre em Comunicação
Doutorando em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), mestre em Comunicação pela UFMG e graduado em Comunicação (Jornalismo) pela UFJF. Realizou parte da graduação na Universidade da Beira Interior (UBI-Portugal). Suas pesquisas se voltaram em um primeiro momento para o estudo de elementos discursivos de denominações (neo)pentecostais na mídia. No doutorado estuda a experiência religiosa de rituais católicos em contexto de midiatização.
Criou o grupo “Mídia, Religião e Poder” no facebook e o blog "Mídia, Religião e Sociedade", sendo responsável pelo conteúdo aqui postado.
Confira os >>> artigos e textos de Marco Túlio de Sousa <<< publicados no Mídia, Religião e Sociedade.
COLABORADORES
MAIS RECENTES
25 de novembro de 2022
O Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) realiza, nos dias 5 e 7 de dezembro, o colóquio Mídia e religião: diálogos entre Brasil e Europa, que reunirá pesquisadores da Comunicação do Brasil, França e Portugal para tratar de semelhanças […]
3 de outubro de 2022
A revista Convergências, periódico do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) publicou recentemente o dossiê Comunicação e Religiões. O número especial foi organizado pelos professores Allan Macedo de Novaes (UNASP) e Lindolfo Alexandre de Souza (PUC-Campinas). São sete textos […]
30 de setembro de 2022
30/09/2029 Por Donizete Rodrigues Universidade Nova de Lisboa – Centro em Rede de Investigação em Antropologia; Universidade do Estado do Pará – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião) Segundo a Antropologia interpretativa de Geertz (1973), a etnografia não é […]
31 de agosto de 2022
31/08/2022 A sociedade vive o boom dos influencers. Há influencers na área cultura, entretenimento, política, economia e também no campo religioso. Os influenciadores religiosos estão criando uma nova forma de se relacionar com a religião. Ao mostrarem curiosidades e aspectos […]