QUEM SOMOS

O "Mídia, Religião e Sociedade" teve origem no início de 2013 a partir de uma disciplina sobre mídia e religião ministrada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) pelo então mestrando em Comunicação Marco Túlio de Sousa. Um grupo no Facebook foi criado com o nome “Mídia, Religião e Poder” a fim de suscitar debates entre os alunos e compartilhar conteúdos sobre a temática. Posteriormente, o grupo se expandiu para além dos interesses da disciplina contando com a adesão de outros pesquisadores. Este blog foi criado em 2015 com o propósito de dar visibilidade ao tema e servir de plataforma para divulgação das pesquisas sobre o assunto. O blog também possui uma página no facebook onde os novos conteúdos são divulgados.

ADMINISTRADOR

Marco Túlio de Sousa

Doutorando e Mestre em Comunicação


Doutorando em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), mestre em Comunicação pela UFMG e graduado em Comunicação (Jornalismo) pela UFJF. Realizou parte da graduação na Universidade da Beira Interior (UBI-Portugal). Suas pesquisas se voltaram em um primeiro momento para o estudo de elementos discursivos de denominações (neo)pentecostais na mídia. No doutorado estuda a experiência religiosa de rituais católicos em contexto de midiatização. Criou o grupo “Mídia, Religião e Poder” no facebook e o blog "Mídia, Religião e Sociedade", sendo responsável pelo conteúdo aqui postado.
Confira os >>> artigos e textos de Marco Túlio de Sousa <<< publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

COLABORADORES

Tatiane Milani

Mestra em Comunicação


Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Graduada em Comunicação Social Habilitação Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) campus de Frederico Westphalen. Desenvolve pesquisas com ênfase em temas como: mídia e religião, Igreja Católica, Papa Francisco, midiatização, circulação e imagem.
Confira os >>> artigos e textos de Tatiane Milani <<< publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

MAIS RECENTES

6 de junho de 2021

Editora Paulus lança coleção sobre Igreja e ambiente digital

A editora Paulus apresentou em maio as três primeiras obras da coleção Ecclesia Digitalis, que contempla temas voltados à vivência da fé e à adaptação da vida da Igreja no mundo digital. Catequese digital Por onde começar? de autoria de Aline […]
23 de maio de 2021
Artigo - Internet e Religião

Transformações no imaginário cristão e espetáculo nas mídias sociais digitais: Fábio de Melo, de padre a celebridade religiosa

Adriana do Amaral Freire Karla Patriota Resumo O objetivo deste artigo é analisar as ações discursivas de uma personalidade do catolicismo, numa perspectiva mercadológica e espetacular, classificando-o como uma celebridade da fé, no ambiente das mídias sociais digitais. Para isso, […]
23 de maio de 2021

CFC: Epecom 2021 – XV Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura

Estão abertas as inscrições para o XV Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura, organizado pelo corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura (PPGCC), da Universidade de Sorocaba (Uniso). Este ano o evento terá como tema principal […]
12 de maio de 2021

Ritual in a Digital Society

 Martin Hoondert & Suzanne van der Beek (orgs) SINOPSE We live in a digital society, where life takes place at the offline-online nexus. The shift towards a continuous blending of offline and online dimensions also affects rituals. Understanding digital rituals […]
Imagem com o texto - Junte-se a nós! Publique seus trabalhos aqui!Imagem com o texto - Junte-se a nós! Publique seus trabalhos aqui!