QUEM SOMOS

O "Mídia, Religião e Sociedade" teve origem no início de 2013 a partir de uma disciplina sobre mídia e religião ministrada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) pelo então mestrando em Comunicação Marco Túlio de Sousa. Um grupo no Facebook foi criado com o nome “Mídia, Religião e Poder” a fim de suscitar debates entre os alunos e compartilhar conteúdos sobre a temática. Posteriormente, o grupo se expandiu para além dos interesses da disciplina contando com a adesão de outros pesquisadores. Este blog foi criado em 2015 com o propósito de dar visibilidade ao tema e servir de plataforma para divulgação das pesquisas sobre o assunto. O blog também possui uma página no facebook onde os novos conteúdos são divulgados.

ADMINISTRADOR

Marco Túlio de Sousa

Doutorando e Mestre em Comunicação


Doutorando em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), mestre em Comunicação pela UFMG e graduado em Comunicação (Jornalismo) pela UFJF. Realizou parte da graduação na Universidade da Beira Interior (UBI-Portugal). Suas pesquisas se voltaram em um primeiro momento para o estudo de elementos discursivos de denominações (neo)pentecostais na mídia. No doutorado estuda a experiência religiosa de rituais católicos em contexto de midiatização. Criou o grupo “Mídia, Religião e Poder” no facebook e o blog "Mídia, Religião e Sociedade", sendo responsável pelo conteúdo aqui postado.
Confira os >>> artigos e textos de Marco Túlio de Sousa <<< publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

COLABORADORES

Tatiane Milani

Mestra em Comunicação


Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Graduada em Comunicação Social Habilitação Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) campus de Frederico Westphalen. Desenvolve pesquisas com ênfase em temas como: mídia e religião, Igreja Católica, Papa Francisco, midiatização, circulação e imagem.
Confira os >>> artigos e textos de Tatiane Milani <<< publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

MAIS RECENTES

28 de fevereiro de 2020

IV Seminário Internacional de Midiatização prorroga prazo de submissão de propostas de trabalhos

O programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) prorrogou até o dia 15 de março o prazo para envio de resumos expandidos para o IV Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais. […]
3 de fevereiro de 2020
Dissertação - Cultura Midiática e Religião

“Profissionais do Reino”: um novo ethos católico na universidade cearense

Adilson Rodrigues da Nóbrega Resumo O trabalho aborda os aspectos principais de um novo modelo de ética profissional difundido entre estudantes universitários integrantes da Renovação Carismática Católica (RCC): o chamado profissional do reino. A partir de pesquisas realizadas junto a […]
29 de janeiro de 2020
Dissertação - Internet e Religião

A Igreja diante da cultura midiática digital: Desafios, caminhos e perspectivas

Andréia Durval Gripp Souza  Resumo Estudiosos de comunicação e de tecnologia afirmam que a Internet não é meramente um instrumento, um meio, mas sim um ambiente, com uma forma de se viver própria, que expande sua configuração para outros ambientes […]
23 de janeiro de 2020
Dissertação - Cultura Midiática e Religião

PEDAGOGIAS DE UM “AMOR INTELIGENTE”: Empreendedorismo e racionalização dos afetos na Escola do Amor da Igreja Universal do Reino de Deus

Emanuelle Gonçalves Brandão Rodrigues  Resumo A relação entre religião e empreendedorismo é a discussão que norteia este trabalho, em especial quando desta se vê emergir um discurso mercadológico sobre os afetos vinculados ao mundo corporativo. Ideias como “amor inteligente” ou […]
Imagem com o texto - Junte-se a nós! Publique seus trabalhos aqui!Imagem com o texto - Junte-se a nós! Publique seus trabalhos aqui!