QUEM SOMOS

O "Mídia, Religião e Sociedade" teve origem no início de 2013 a partir de uma disciplina sobre mídia e religião ministrada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) pelo então mestrando em Comunicação Marco Túlio de Sousa. Um grupo no Facebook foi criado com o nome “Mídia, Religião e Poder” a fim de suscitar debates entre os alunos e compartilhar conteúdos sobre a temática. Posteriormente, o grupo se expandiu para além dos interesses da disciplina contando com a adesão de outros pesquisadores. Este blog foi criado em 2015 com o propósito de dar visibilidade ao tema e servir de plataforma para divulgação das pesquisas sobre o assunto. O blog também possui uma página no facebook onde os novos conteúdos são divulgados.

ADMINISTRADOR

Marco Túlio de Sousa

Doutorando e Mestre em Comunicação


Doutorando em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), mestre em Comunicação pela UFMG e graduado em Comunicação (Jornalismo) pela UFJF. Realizou parte da graduação na Universidade da Beira Interior (UBI-Portugal). Suas pesquisas se voltaram em um primeiro momento para o estudo de elementos discursivos de denominações (neo)pentecostais na mídia. No doutorado estuda a experiência religiosa de rituais católicos em contexto de midiatização. Criou o grupo “Mídia, Religião e Poder” no facebook e o blog "Mídia, Religião e Sociedade", sendo responsável pelo conteúdo aqui postado.
Confira os >>> artigos e textos de Marco Túlio de Sousa <<< publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

COLABORADORES

Tatiane Milani

Mestra em Comunicação


Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Graduada em Comunicação Social Habilitação Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) campus de Frederico Westphalen. Desenvolve pesquisas com ênfase em temas como: mídia e religião, Igreja Católica, Papa Francisco, midiatização, circulação e imagem.
Confira os >>> artigos e textos de Tatiane Milani <<< publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

MAIS RECENTES

7 de abril de 2021

Grupo de Pesquisa Comunicação e Religião realiza seminário Narrativas islamofóbicas no Brasil

O próximo encontro do Grupo de Pesquisa Mídia, Religião e Cultura (Mire-Intercom) contará com o seminário Narrativas islamofóbicas no Brasil, ministrado pela professora dra. Francirosy Campos Barbosa, da Universidade de São Paulo (USP). A palestra será realizada no dia 13 […]
28 de março de 2021
Artigo - Internet e Religião

Da caridade à cidadania em fluxos posicionamentos espíritas nas Eleições 2018

João Damasio da Silva Neto Resumo Este trabalho analisa a circulação dos posicionamentos espíritas nas eleições presidenciais de 2018 no Brasil como indícios de uma transformação mais ampla na relação entre religião e política na sociedade em vias de midiatização. […]
7 de março de 2021

Grupo de Pesquisa Comunicação e Religião realiza palestra sobre saúde e religião na imprensa adventista

O próximo encontro do Grupo de Pesquisa Mídia, Religião e Cultura (Intercom) contará com a palestra Saúde é um dever cristão: saúde e religião na mídia imprensa adventista (1939-2019), ministrada pela professora dra. Karina Bellotti, da Universidade Federal do Paraná […]
3 de março de 2021
Artigo - Internet e Religião

“CATHOLICOVID-19” or QUO VADIS CATHOLICA ECCLESIA: the Pandemic Seen in the Catholic Institutional Field

Emerson Sena da Silveira Resumo The aim of this paper is to understand, in a panoramic way, the ideas that some organized groups of Catholicism have expressed about the pandemic of the new coronavirus. We shall take as material for […]
Imagem com o texto - Junte-se a nós! Publique seus trabalhos aqui!Imagem com o texto - Junte-se a nós! Publique seus trabalhos aqui!