QUEM SOMOS

O "Mídia, Religião e Sociedade" teve origem no início de 2013 a partir de uma disciplina sobre mídia e religião ministrada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) pelo então mestrando em Comunicação Marco Túlio de Sousa. Um grupo no Facebook foi criado com o nome “Mídia, Religião e Poder” a fim de suscitar debates entre os alunos e compartilhar conteúdos sobre a temática. Posteriormente, o grupo se expandiu para além dos interesses mais imediatos da disciplina contando com a adesão de outros pesquisadores. Este blog foi criado em 2015 com o propósito de dar mais visibilidade ao tema e servir de plataforma para divulgação das pesquisas sobre o assunto. O blog é de propriedade de Marco Túlio de Sousa e também possui uma página no facebook onde os novos conteúdos são divulgados.

ADMINISTRADOR

Marco Túlio de Sousa

Doutorando e Mestre em Comunicação


Doutorando em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), mestre em Comunicação pela UFMG e graduado em Comunicação (Jornalismo) pela UFJF. Realizou parte da graduação na Universidade da Beira Interior (UBI-Portugal). Suas pesquisas se voltaram em um primeiro momento para o estudo de elementos discursivos de denominações (neo)pentecostais na mídia. No doutorado estuda a experiência religiosa de rituais católicos em contexto de midiatização. Criou o grupo “Mídia, Religião e Poder” no facebook e o blog "Mídia, Religião e Sociedade", sendo responsável pelo conteúdo aqui postado.
Confira os >>> artigos e textos de Marco Túlio de Sousa <<< publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

COLABORADORES

Tatiane Milani

Mestranda em Comunicação


Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Graduada em Comunicação Social Habilitação Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) campus de Frederico Westphalen. Desenvolve pesquisas com ênfase em temas como: mídia e religião, Igreja Católica, Papa Francisco, midiatização, circulação e imagem.
Confira os >>> artigos e textos de Tatiane Milani <<< publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

MAIS RECENTES

8 de setembro de 2019
Artigo - Internet e Religião

Convergência midiática na internet: estudo de caso da Igreja Onda Dura de Joinville/SC

Michel Rodrigues Borges Anelise Rublescki Resumo O artigo tenciona o conceito de convergência midiáticaapresentado por Jenkins (2009), que constitui uma das principais bases sobre o tema,e Bittencourt (2017), autora quesistematiza o surgimento do termo e sua evolução histórica. A convergência […]
1 de setembro de 2019
Dissertação - Cultura Midiática e Religião

Indústria cultural e gratuidade na midiatização do campo evangélico

Elisa Hoerlle Resumo O objeto desta pesquisa é a tensão entre o fenômeno mercantil, que movimenta produção e consumo de materialidades na cultura evangélica, e as suas referências religiosas. Questionamos em que sentido podemos entender a emergência de uma indústria […]
28 de agosto de 2019

Umbanda, Cultura e Comunicação: olhares e encruzilhadas

Hertz Wendel de Camargo (org.) SINOPSE   […] A reunião de textos que descrevem e buscam se aproximar de ambientes e práticas da Umbanda evidencia o quão plural e complexo são esses fenômenos, e como a diversidade de suas manifestações […]
12 de agosto de 2019

Da Igreja Eletrônica a Sociedade em Midiatização

Pedro Gilberto Gomes Sinopse     Esta obra é o resultado de longos estudos sobre a relação entre mídia e religião, demonstrando que esse encontro gera consequências muito maiores e vai muito além da simples utilização dos veículos para a […]
Imagem com o texto - Junte-se a nós! Publique seus trabalhos aqui!Imagem com o texto - Junte-se a nós! Publique seus trabalhos aqui!