QUEM SOMOS

O "Mídia, Religião e Sociedade" teve origem no início de 2013 a partir de uma disciplina sobre mídia e religião ministrada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) pelo então mestrando em Comunicação Marco Túlio de Sousa. Um grupo no Facebook foi criado com o nome “Mídia, Religião e Poder” a fim de suscitar debates entre os alunos e compartilhar conteúdos sobre a temática. Posteriormente, o grupo se expandiu para além dos interesses mais imediatos da disciplina contando com a adesão de outros pesquisadores. Este blog foi criado em 2015 com o propósito de dar mais visibilidade ao tema e servir de plataforma para divulgação das pesquisas sobre o assunto. O blog é de propriedade de Marco Túlio de Sousa e também possui uma página no facebook onde os novos conteúdos são divulgados.

ADMINISTRADOR

Marco Túlio de Sousa

Doutorando e Mestre em Comunicação


Doutorando em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), mestre em Comunicação pela UFMG e graduado em Comunicação (Jornalismo) pela UFJF. Realizou parte da graduação na Universidade da Beira Interior (UBI-Portugal). Suas pesquisas se voltaram em um primeiro momento para o estudo de elementos discursivos de denominações (neo)pentecostais na mídia. No doutorado estuda a experiência religiosa de rituais católicos em contexto de midiatização. Criou o grupo “Mídia, Religião e Poder” no facebook e o blog "Mídia, Religião e Sociedade", sendo responsável pelo conteúdo aqui postado.
Confira os >>> artigos e textos de Marco Túlio de Sousa <<< publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

MAIS RECENTES

20 de abril de 2018

IV Colóquio Internacional ComSymbol prorroga inscrições para submissões de trabalho

A comissão organizadora do IV Congresso Internacional ComSymbol prorrogou as submissões de trabalho até o dia 23 de abril. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de novembro na Aurel Vlaicu University, em Arad, Romenia, e terá como tema: […]
15 de abril de 2018

Grupo de Pesquisa Mídia, Religião e Cultura (MIRE) realiza reunião no dia 17/04/2018

O grupo de Pesquisa Mídia, Religião e Cultura (MIRE), ligado ao Grupo de Pesquisa Comunicação e Religião da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), realiza nesta terça (17/04/2018), de 14h às 17h, no Centro Cultural José Marques de Melo (Intercom […]
8 de abril de 2018
Dissertação - Cultura Midiática e Religião

Catolicismo e estratégias de reposicionamento sociorreligioso: a Catedral Cristo Rei, em Belo Horizonte

Fabrício Garcia Terrezza Resumo Para se reposicionar socialmente e alterar o quadro de perdas contínuas – de fiéis, prestígio e poder –, a Igreja Católica se empenha em criar estratégias de reelaboração/reafirmação da memória religiosa e em reposicionar-se socialmente. Exemplo […]
31 de março de 2018
capa do livro Discursividade Pentecostal II

Discursividade Pentecostal II: A voz da mídia é a voz de Deus?

Organizador: Carlos Antonio Carneiro Barbosa  Autores: Carlos Antonio Carneiro Barbosa, Ricardo Bitun, Priscilla Luciane Bastos Oliveira e Marco Túlio de Sousa Apresentação (texto de autoria professor Dr. Carlos  Antonio Carneiro Barbosa, p. 18 da obra) No capítulo 1 “O show deve continuar! A […]
Imagem com o texto - Junte-se a nós! Publique seus trabalhos aqui!Imagem com o texto - Junte-se a nós! Publique seus trabalhos aqui!