QUEM SOMOS

O "Mídia, Religião e Sociedade" teve origem no início de 2013 a partir de uma disciplina sobre mídia e religião ministrada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) pelo então mestrando em Comunicação Marco Túlio de Sousa. Um grupo no Facebook foi criado com o nome “Mídia, Religião e Poder” a fim de suscitar debates entre os alunos e compartilhar conteúdos sobre a temática. Posteriormente, o grupo se expandiu para além dos interesses mais imediatos da disciplina contando com a adesão de outros pesquisadores. Este blog foi criado em 2015 com o propósito de dar mais visibilidade ao tema e servir de plataforma para divulgação das pesquisas sobre o assunto. O blog é de propriedade de Marco Túlio de Sousa e também possui uma página no facebook onde os novos conteúdos são divulgados.

ADMINISTRADOR

Marco Túlio de Sousa

Doutorando e Mestre em Comunicação


Doutorando em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), mestre em Comunicação pela UFMG e graduado em Comunicação (Jornalismo) pela UFJF. Realizou parte da graduação na Universidade da Beira Interior (UBI-Portugal). Suas pesquisas se voltaram em um primeiro momento para o estudo de elementos discursivos de denominações (neo)pentecostais na mídia. No doutorado estuda a experiência religiosa de rituais católicos em contexto de midiatização. Criou o grupo “Mídia, Religião e Poder” no facebook e o blog "Mídia, Religião e Sociedade", sendo responsável pelo conteúdo aqui postado.
Confira os >>> artigos e textos de Marco Túlio de Sousa <<< publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

COLABORADORES

Tatiane Milani

Mestranda em Comunicação


Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Graduada em Comunicação Social Habilitação Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) campus de Frederico Westphalen. Desenvolve pesquisas com ênfase em temas como: mídia e religião, Igreja Católica, Papa Francisco, midiatização, circulação e imagem.
Confira os >>> artigos e textos de Tatiane Milani <<< publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

MAIS RECENTES

22 de maio de 2019

Resenha: Desaparecer de si: uma tentação contemporânea

22/05/2019 Por Marco Túlio de Sousa Hoje o Mídia, Religião e Sociedade traz mais uma resenha. A obra selecionada foi “Desaparecer de si: Uma tentação contemporânea“, da Editora Vozes. “Desaparecer de si: Uma tentação contemporânea” é de autoria do antropólogo David Le […]
17 de maio de 2019
Artigo - Internet e Religião

O que é o sagrado no Instagram? Sacralização, dessacralização e ressacralização na cultura midiática

Ana Taís Martins Portanova Barros Resumo A partir dos postulados dos Estudos do Imaginário referentes à permanência dos mitos na contemporaneidade e da inerência do sagrado à situação humana, investigamos as formas de expressão que esse sagrado pode tomar na […]
15 de maio de 2019

Religious television: the American experience

Peter Horsfield Resumo A obra aborda o fenômeno do televangelismo norteamericano no século XX e sua repercussão na sociedade estadunidense junto à audiência e às igrejas locais. SUMÁRIO 4  Preface 7 Chapter 1. The Emergence of Religious Television 15 Chapter 2: The Making […]
13 de maio de 2019
Dissertação - Mídia Impressa e Religião

Ex-votos midiáticos e a reconstrução da identidade da revista Ave Maria: A supressão dos ex-votos no início da década de 1970

Luís Erlin Gomes Gordo Resumo No catolicismo popular, o devoto encontra formas próprias de manifestar a sua fé, distante muitas vezes da ortodoxia da Igreja. Os ex-votos são um exemplo claro dessa apropriação de alguns elementos da tradição católica e […]
Imagem com o texto - Junte-se a nós! Publique seus trabalhos aqui!Imagem com o texto - Junte-se a nós! Publique seus trabalhos aqui!