QUEM SOMOS

O "Mídia, Religião e Sociedade" teve origem no início de 2013 a partir de uma disciplina sobre mídia e religião ministrada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) pelo então mestrando em Comunicação Marco Túlio de Sousa. Um grupo no Facebook foi criado com o nome “Mídia, Religião e Poder” a fim de suscitar debates entre os alunos e compartilhar conteúdos sobre a temática. Posteriormente, o grupo se expandiu para além dos interesses mais imediatos da disciplina contando com a adesão de outros pesquisadores. Este blog foi criado em 2015 com o propósito de dar mais visibilidade ao tema e servir de plataforma para divulgação das pesquisas sobre o assunto. O blog é de propriedade de Marco Túlio de Sousa e também possui uma página no facebook onde os novos conteúdos são divulgados.

ADMINISTRADOR

Marco Túlio de Sousa

Doutorando e Mestre em Comunicação


Doutorando em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), mestre em Comunicação pela UFMG e graduado em Comunicação (Jornalismo) pela UFJF. Realizou parte da graduação na Universidade da Beira Interior (UBI-Portugal). Suas pesquisas se voltaram em um primeiro momento para o estudo de elementos discursivos de denominações (neo)pentecostais na mídia. No doutorado estuda a experiência religiosa de rituais católicos em contexto de midiatização. Criou o grupo “Mídia, Religião e Poder” no facebook e o blog "Mídia, Religião e Sociedade", sendo responsável pelo conteúdo aqui postado.
Confira os >>> artigos e textos de Marco Túlio de Sousa <<< publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

COLABORADORES

Tatiane Milani

Mestranda em Comunicação


Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Graduada em Comunicação Social Habilitação Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) campus de Frederico Westphalen. Desenvolve pesquisas com ênfase em temas como: mídia e religião, Igreja Católica, Papa Francisco, midiatização, circulação e imagem.
Confira os >>> artigos e textos de Tatiane Milani <<< publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

MAIS RECENTES

5 de setembro de 2018

Processos comunicacionais da Igreja Católica: um panorama entre Brasil e Vaticano – Entrevista com Moisés Sbardelotto

05/09/2018 Por Tatiane Milani (mestranda – Unisinos)     O Mídia, Religião e Sociedade entrevistou o Dr. Moisés Sbardelotto, autor dos livros “E o Verbo se fez rede: Religiosidades em reconstrução no ambiente digital” e “E o Verbo se bit: […]
27 de agosto de 2018

Comunicação: Diálogos de saberes na cultura midiática

Joana Puntel Sinopse Não estamos “reinventando a roda”, mas essa “roda” toma novo formato, gira com velocidade diversa das décadas anteriores e “obriga” todos a nivelar e acelerar o passo nos métodos, nas linguagens e na “revolução” de conceitos. Em […]
24 de agosto de 2018

Imagens de Culto e Imagens de Mídia: Interferências midiáticas no cenário religioso

Alberto Klein Sinopse Resgatando a relação fundamental entre imagens de culto e imagens da mídia, Alberto Klein apresenta uma reflexão mais do que necessária aos estudos da mídia que, frequentemente, confundem a imagem com seu suporte. Essa é uma confusão […]
21 de agosto de 2018
Artigo-Cultura Midiática e Religião

Penser l’entrelacs des religions et des médias

David Douyère Frédéric Antoine Résumé Les religions et les médias parlent les unes des autres, s’utilisent mutuellement. Cet article introductif entend montrer comment les deux se trouvent mis en tension, pose quelques réflexions d’ordre épistémologique et sur le champ de […]
Imagem com o texto - Junte-se a nós! Publique seus trabalhos aqui!Imagem com o texto - Junte-se a nós! Publique seus trabalhos aqui!