QUEM SOMOS

O "Mídia, Religião e Sociedade" teve origem no início de 2013 a partir de uma disciplina sobre mídia e religião ministrada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) pelo então mestrando em Comunicação Marco Túlio de Sousa. Um grupo no Facebook foi criado com o nome “Mídia, Religião e Poder” a fim de suscitar debates entre os alunos e compartilhar conteúdos sobre a temática. Posteriormente, o grupo se expandiu para além dos interesses da disciplina contando com a adesão de outros pesquisadores. Este blog foi criado em 2015 com o propósito de dar visibilidade ao tema e servir de plataforma para divulgação das pesquisas sobre o assunto. O blog também possui uma página no facebook onde os novos conteúdos são divulgados.

ADMINISTRADOR

Marco Túlio de Sousa

Doutorando e Mestre em Comunicação


Doutorando em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), mestre em Comunicação pela UFMG e graduado em Comunicação (Jornalismo) pela UFJF. Realizou parte da graduação na Universidade da Beira Interior (UBI-Portugal). Suas pesquisas se voltaram em um primeiro momento para o estudo de elementos discursivos de denominações (neo)pentecostais na mídia. No doutorado estuda a experiência religiosa de rituais católicos em contexto de midiatização. Criou o grupo “Mídia, Religião e Poder” no facebook e o blog "Mídia, Religião e Sociedade", sendo responsável pelo conteúdo aqui postado.
Confira os >>> artigos e textos de Marco Túlio de Sousa <<< publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

COLABORADORES

Tatiane Milani

Mestra em Comunicação


Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Graduada em Comunicação Social Habilitação Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) campus de Frederico Westphalen. Desenvolve pesquisas com ênfase em temas como: mídia e religião, Igreja Católica, Papa Francisco, midiatização, circulação e imagem.
Confira os >>> artigos e textos de Tatiane Milani <<< publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

MAIS RECENTES

21 de outubro de 2020
Dissertação - Internet e Religião

Catolicismo midiático, juventude e testemunho: uma análise do programa PHN da TV Canção Nova

Virginia Diniz Ferreira Resumo A evolução da sociedade dos meios para sociedade midiatizada fez com que as práticas de sentido alterassem as formas de estabelecimento de práticas sociais (FAUSTO NETO, 2008). Assim, o campo religioso altera seus modos de funcionamento […]
14 de outubro de 2020

Igreja Católica e fiéis tentam se adaptar às limitações impostas pela pandemia

14/10/2020 Matéria produzida por Felipe Dário, Isabelle Marie, Vitor Correia, Vitória Andrade e Viviane Viana, alunos e alunas do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG – Divinópolis) em disciplina ministrada pelo professor  dr. Marco Túlio […]
7 de outubro de 2020
Artigo-Cultura Midiática e Religião

Baby do Brasil em show histórico: A ambivalência convertida no Rock in Rio 2015

Bruno Anselmo Karla Patriota Resumo Além de um reencontro histórico na música popular brasileira, a apresentação da cantora Baby do Brasil com o ex-marido e guitarrista Pepeu Gomes, na 6ª edição do Rock in Rio, demonstrou-se, para nós, extremamente provocativa […]
30 de setembro de 2020

Imagem, imaginário e (in)visibilidade da Umbanda e das religiões mediúnicas no Brasil – entrevista com Maurício Ribeiro da Silva

01/10/2020 Por João Damasio Como o corpo, o terreiro e a cidade se relacionam com as imagens? O professor Dr. Maurício Ribeiro da Silva, docente e coordenador do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP-SP), conversou com João […]
Imagem com o texto - Junte-se a nós! Publique seus trabalhos aqui!Imagem com o texto - Junte-se a nós! Publique seus trabalhos aqui!