Marco Túlio de Sousa


Administrador do Blog

Doutorando em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), mestre em Comunicação pela UFMG e graduado em Comunicação (Jornalismo) pela UFJF. Realizou parte da graduação na Universidade da Beira Interior (UBI-Portugal). Suas pesquisas se voltaram em um primeiro momento para o estudo de elementos discursivos de denominações (neo)pentecostais na mídia. No doutorado estuda a experiência religiosa de rituais católicos em contexto de midiatização. Criou o grupo “Mídia, Religião e Poder” no facebook e o blog "Mídia, Religião e Sociedade", sendo responsável pelo conteúdo aqui postado.

Tatiane Milani


Colaboradora do Blog

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Graduada em Comunicação Social Habilitação Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) campus de Frederico Westphalen. Desenvolve pesquisas com ênfase em temas como: mídia e religião, Igreja Católica, Papa Francisco, midiatização, circulação e imagem.

Alexander Fajardo

Mestre


Mestre em Ciências da religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2011), na área de concentração: Ciências Sociais e Religião. Dissertação acerca dos evangélicos e o rádio. Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2001). Graduação em Teologia Faculdade Teológica Sul Americana (2017). Especialista em Gestão e Docência no Ensino Superior. Pesquisador nos grupos de pesquisa: RELEP e Religião, Memória e Cultura. Atualmente professor na Faculdade Nazarena do Brasil na cidade de Campinas.

Aline Amaro da Silva

Doutoranda


Aline Amaro da Silva é jornalista, radialista, escritora, mestra e doutoranda em teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Puc-RS), com parte da pesquisa desenvolvida na Ruhr Universität Bochum (Alemanha). Desenvolve investigações nos campos da Ciberteologia, Teologia Comunicativa e Teologia da Comunicação.

Aline Dalmolin

Doutora


Doutora e mestre em Comunicação pela Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS). É professora no curso de Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem experiência na área de comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: mídia e religião, imprensa católica, jornalismo e história da imprensa.

Ana Cássia Pandolfo Flores

Doutora


Doutora e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde também se graduou em Relações Públicas. Em sua pesquisa de mestrado estudou as processualidades da midiatização a partir no portal da Canção Nova. Já no doutorado analisa a atuação de leigos católicos que, por iniciativa própria, mantém na internet blogs e páginas em redes sociais sobre catolicismo. Já atuou como gerente de comunicação do escritório nacional do movimento da Renovação Carismática Católica. Tem interesse nas temáticas religião e internet, cultura material e etnografia.

Antonio Fausto Neto

Doutor


Pós-doutor em Comunicação pela UFRJ, doutor em Comunicação pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS) da França, mestre em Comunicação pela Universidade Nacional de Brasília (UNB) e graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atualmente é professor titular do programa de pós-graduação em Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Interessa-se por temas relacionados a jornalismo, discurso, noticiabilidade, estratégias midiáticas e midiatização, tendo também já estudado objetos que envolvem religião, discurso e mídia, especialmente no âmbito televisivo.

Antonio Spadaro

Doutor


Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Graduado em Filosofia (Universidade de Messina), Teologia (Pontifícia Faculdade Teológica da Itália Meridional) e Comunicação Social (Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma). É padre jesuíta da Igreja Católica Apostólica Romana e editor chefe da revista La Civiltà Cattolica. Já escreveu mais de 20 livros, dentre eles "Ciberteologia - Pensar o cristianismo nos tempos da rede" (Paulinas). Desenvolve pesquisas sobre internet e religião.

Chirlei Diana Kohls

Mestra


Mestra em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Novas Mídias, Rádio e TV pela Universidade Regional de Blumenau (Furb) e graduada em Jornalismo pelo Instituto Blumenauense de Ensino Superior/Sociedade Educacional de Santa Catarina (Ibes/Sociesc). Na pesquisa de mestrado analisou de que forma as mediações atravessam o consumo midiático de jovens em conflito com a lei e de jovens evangélicos em contexto de convergência cultural. É professora, tem experiência no mercado jornalístico e se interessa principalmente pelas seguintes temáticas: consumo midiático, mídias sociais, mediações, convergência e jovens.

Dora Deise Stephan Moreira

Doutoranda


Doutoranda em Ciência da Religião (UFJF) e mestre em Comunicação (UFJF). Tem experiência principalmente na área de Comunicação, atuando nos seguintes temas: Religião e interfaces com a mídia; Religião e interfaces com a política; Movimento (neo)pentecostal; Movimento de Renovação Carismática Católica e Programas Televangélicos: Fala Que Eu Te Escuto (Igreja Universal do Reino de Deus/Rede Record) e Direção Espiritual (TV Canção Nova/Igreja Católica).

Eduardo Meinberg de Albuquerque Maranhão

Doutor


Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), especialista em Marketing e Comunicação Social pela Fundação Cásper Líbero e graduado em História pela USP. Atualmente é presidente da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR). Autor de A grande onda vai te pegar: marketing, espetáculo e ciberespaço na Bola de Neve Church (2013), organizador de Religiões e religiosidades no (do) ciberespaço (2013) e de Religiões e religiosidades em tempos de marketing, espetáculo e ciberespaço (2014), dentre outras publicações.

Eduardo Refkalefsky

Doutor


Doutor e mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com a Tese "Comunicação e Posicionamento da Igreja Universal do Reino de Deus: um estudo do Marketing Religioso". Professor do curso de Comunicação da UFRJ. Suas áreas de interesse compreendem negociação, comunicação interpessoal, comunicação não-verbal, técnicas de apresentação, comunicação estratégica, design thinking e comunicação e religiosidade brasileira.

Emanuelle Rodrigues

Doutoranda


Doutoranda e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui bacharelado em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Tem experiência profissional em Assessoria de Comunicação e Pesquisa de Mercado. No campo acadêmico, tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação, Consumo e Religião. É integrante do grupo de pesquisa do CNPq Publicidade nas Novas Mídias e Narrativas de Consumo (UFPE). Atualmente se dedica a estudar a relação entre religião, mídia e empreendedorismo no mercado de autoajuda contemporâneo.

Francieli Jordão Fantoni

Doutoranda


Doutoranda e mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), jornalista formada pelo Centro Universitário Franciscano (Unifra), acadêmica de Produção Editorial da UFSM. Tem interesse na área de comunicação com ênfase nas temáticas mídia e religião, midiatização, comunicação empresarial/organizacional, redes sociais, teoria dos sistemas, semiótica/semiologia e editoração. Participa do grupo de pesquisa "Lógicas interacionais entre produção e recepção nos jornais gaúchos" da UFSM.

Guibson Dantas

Doutor


Possui graduação em Comunicação Social - Hab. Relações Públicas (Universidade Católica de Pernambuco, 2001), especialização em Educação em Valores (Universitat de Barcelona, 2004) e Psicologia na Comunicação (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2005), mestrado em Ciências da Comunicação (Universidade Católica Portuguesa, 2005) e doutorado em Ciências da Comunicação (Universidad de Málaga, 2009). Atualmente é professor associado na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Comunicação, com interesse nos seguintes temas: Mídia e Religião, Relações Públicas Internacionais, Diplomacia Corporativa, Comunicação e Política Externa e Propaganda Ideológica.

Giulia Evoli

Doutora


Giulia Evolvi é pesquisadora associada em Religião e Mídia no Centro de Estudos Religiosos (CERES) da Universidade Ruhr de Bochum, na Alemanha. Doutora em Estudos de Mídia pela Universidade do Colorado em Boulder (Estados Unidos) onde se filiou ao Centro de Mídia, Religião e Cultura. Também possui mestrado em Estudos Religiosos pela Universidade de Pádua (Itália). Seus interesses de pesquisa são a mudança religiosa na Europa, a secularização, a mídia digital, o catolicismo, o islamismo e a islamofobia. Publicou em 2018 o livro Blogging my Religion: Secular, Muslim, and Catholic Media Spaces in Europe (Routledge).

Heidi A. Campbell

Doutora


Heidi A. Campbell é doutora pela Universidade de Edimburgo e professora de Comunicação e estudos midiáticos. É filiada à faculdade de Estudos em Religião e bolsista de impacto presidencial na Universidade do Texas A&M. É também diretora do Network for New Media, Religion and Digital Culture Studies e autora de mais de 100 artigos e livros, incluindo: When Religion Meets New Media (Routledge 2010), Digital Religion: Understanding Religious Practice in New Media World (Routledge 2013) e Networked Theology (Baker Academic 2016). Ela é especialista em religião e cultura digital, sendo já citada e entrevistada por inúmeros veículos de comunicação, dentre eles: The Guardian, USA Today, Los Angeles Times, Wall Street Journal e no BBC World Service.

Iuri Andréas Reblin

Doutor


Doutor e mestre em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST). É autor das obras "Para o Alto e Avante: uma análise do universo criativo dos super-heróis", "Outros cheiros, outros sabores... o pensamento teológico de Rubem Alves" e "O Planeta Diário: rodas de conversa sobre quadrinhos, super-heróis e teologia". Sua pesquisa está direcionada para os seguintes tópicos: teologia, arte, cultura pop, quadrinhos, superaventura, narratividade, super-heróis, mito e religião, o pensamento de Rubem Alves, ensino religioso. É professor da Faculdades EST. Em 2013, recebeu o Prêmio Capes de Tese na área de Teologia, subcomissão da área Filosofia/Teologia.

Jefferson Rodrigues de Oliveira

Doutor


Doutor em Geografia pela Programa de Pós-Graduação em Geografia da UERJ. É mestre e graduado pela mesma universidade. Tem experiência na área de Educação, Educação a Distância (EAD) e Geografia Humana, com ênfase em Geografia Cultural e Geografia da Religião. Sua trajetória científica atrela-se a dimensão cultural e do fenômeno religioso no espaço. Integra desde 2010 como professor colaborador e pesquisador, o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Espaço e Cultura (NEPEC), desenvolvendo estudos e pesquisas relacionados à dimensão espacial da religião na geografia. Suas pesquisas estão baseadas a partir dos estudos da Geografia da Religião em temas relacionados à Renovação Carismática Católica - RCC; Comunidade Canção Nova; Igreja Católica Apostólica Romana; Peregrinações Pós-modernas/Carismáticas; Ciberespaço; Midiatização da fé e; Hipermodernidade.

Jênifer Rosa de Oliveira

Doutoranda


Doutoranda em Comunicação pelo programa de pós-graduação em Comunicação da UFMG e mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). É graduada em Comunicação Social - Jornalismo e Relações Públicas - pela UFMG e em Tecnologia em Radiologia pelo CEFET-MG. Atualmente dedica-se a pesquisas que envolvam as interfaces entre mídia e religião no segmento evangélico.

João Damasio da Silva Neto

Mestre


Mestre em Comunicação (UFG), graduado em Jornalismo (Faculdade Araguaia), técnico em Sistemas de Informação (CEFET-Urutaí) e ator na Cia. Teatro Ser. Atualmente, é jornalista na secretaria nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT). Tem interesse em teoria e método da comunicação e estuda na interface com a antropologia da religião, com foco em espiritismo, urbanidade e mito.

Jorge Miklos

Doutor


Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e mestre em Ciências da Religião pela mesma instituição. É graduado em História e Ciências Sociais. Pesquisador do grupo de Mídia e Estudos do Imaginário (UNIP) e do MIRE - Mídia, Religião e Cultura (UMESP). É professor titular do PPG em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP-SP) e das Faculdades de Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos. Pesquisa a Cibercultura, com foco em: Tecnoreligiosidade; Teorias do Imaginário; Mídia e Religião; Comunicação, Comunidades e Movimentos Sociais Contra-Hegemônicos. É autor do livro "Ciber-Religião: A Construção de Vínculos Religiosos na Cibercultura (Ideias e Letras)".

José Reginaldo Aguiar

Mestre


Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação pelo ISCTE (Instituto Universitário de Lisboa), com intercâmbio Erasmus+ na Universidad Autónoma de Barcelona. Especialista em Gerência Executiva de Marketing pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e graduado em Jornalismo pela mesma universidade. Trabalhou ainda como repórter da TV Cidade e da TV Ceará. Tem experiência em assessoria de comunicação; consultoria de media training; telejornalismo; docência do ensino superior, com ênfase em Telejornalismo; produção, reportagem e edição de vídeos institucionais; e apresentação e organização de eventos.

Karina Kosicki Bellotti

Doutora


Karina Kosicki Bellotti é professora do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possui bacharelado (2000) em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Mestrado (2003) e Doutorado (2007) em História Cultural pela mesma universidade. No doutorado fez período de estágio na Universidade do Texas em Austin (2005-2006). É pós-doutora em História Cultural pela Unicamp (2011). Publicou os livros "A Mídia Presbiteriana no Brasil ", "Delas é o Reino dos Céus: a mídia evangélica e a cultura pós-moderna no Brasil (1950s-2000s)", e organizou, com Magali Cunha, "Mídia, religião e Cultura: Percepções e tendências em perspectiva global". Interessa-se pelas relações entre comunicação visual, digital, impressa, mercado e protestantismo/pentecostalismo no Brasil e nos Estados Unidos.

Karla Regina Macena Pereira Patriota Bronsztein

Doutora


Pós-Doutorado pela University of Cambridge - UK (2013), mestrado em Comunicação pela UFPE (2003) e doutorado em Sociologia pela UFPE (2008). É graduada em Comunicação Social pela Universidade Católica de Pernambuco (1990) e em Teologia pelo Seminário Anglicano de Estudos Teológicos (2000). É professora do Curso de Publicidade e Propaganda e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPE. Interessa-se por: mídia, publicidade e propaganda, planejamento de campanha, marketing, mídias digitais e discurso religioso. Em seu mestrado estudou o "marketing religioso" da Igreja Renascer e no doutorado analisou o programa Show da Fé da Igreja Internacional da Graça.

Kelber Gonçalves

Doutorando


Doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade François Rabelais - Université de Tours (França). É membro do laboratório de pesquisas Prim (Pratiques et ressources de l'information et des médiations) da Escola de Jornalismo de Tours (EPJT). Mestre em Comunicação com ênfase na indústria cultural iberoamericana pela Universidade Paris VIII – Vincennes Saint-Denis (França). Possui graduação em Arts, Lettres, langues e Ciências da Informação e da Comunicação pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Área de pesquisa : oferta e consumo de conteúdos e produtos culturais digitais religiosos ; industrias culturais (teoria crítica), comunidades online, religião & processos midiáticos.

Luís Mauro Sá Martino

Doutor


Pós-doutorado pela School of Political, Social and International Studies na University of East Anglia, na Inglaterra (2009), é doutor e mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP) e graduado em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero. É professor do PPG em Comunicação da Faculdade Casper Líbero. Autor dos livros "Teoria das Mídias Digitais" (Vozes, 2014), "The Mediatization of Religion" (Ashgate, 2013), "Teoria da Comunicação" (Vozes, 2009), "Comunicação e Identidade" (Paulus, 2010), "Mídia e Poder Simbólico" (Paulus, 2003), "O habitus na Comunicação" (Paulus, 2003). Dedica-se aos estudos de Teoria da Comunicação, Comunicação e Política e processos de Midiatização da Religião.

Luiz Antonio Signates Freitas

Doutor


Pós-doutor em Epistemologia da Comunicação (Unisinos), doutor em Comunicação (USP), mestre em Comunicação (UnB), especialista em Políticas Públicas (UFG) e graduado em Comunicação - Jornalismo (UFG). Atualmente é professor no programa de pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Goiás (UFG) e docente do doutorado em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Coordena os Núcleos de Pesquisa em Comunicação, Cidadania e Política (UFG), Comunicação e Religiosidade (UFG) e Comunicação e Cidadania (PUC-Goiás). É pesquisador nas áreas de Comunicação e de Ciências da Religião. Tem estudado o espiritualismo brasileiro em seus âmbitos antropológico, sociológico e comunicacional.

Magali do Nascimento Cunha

Doutora


Doutora em Comunicação pela USP, mestre em Memória Social pela UFRJ e graduada em Jornalismo pela UFF. Atualmente é professora da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Líder do Grupo de Pesquisa Mídia, Religião e Cultura (MIRE) e coordenadora da Conferência Brasileira de Comunicação Eclesial (ECLESIOCOM). Realiza pesquisas que buscam compreender os processos comunicacionais midiáticos a partir do imaginário social e da cultura e de temáticas decorrentes, tais como identidade, memória, consumo, religião. É autora do livro "A Explosão Gospel: Um olhar das ciências humanas sobre o cenário evangélico no Brasil".

Márcia Rogério Marat Grilo

Doutora


Doutora em Sciences de l’Information et de la Communication pela Université Nice Sophia Antipolis (França), mestre em Sciences et Technologies de l’Information, de la Communication et Médiation des Connaissances pela Université de Montpellier I (França) e graduada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Leciona na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal. É membro do IARSIC (Institute for Advanced Religious Studies and Communications Internetworking) e do Centro de Investigação Sic Lab Méditerranée (França). Tem interesse pelas seguintes áreas: comunicação e espaço público; comunicação organizacional; organizações religiosas; mídia e religião – foco nas relações entre fontes de informação religiosas e campo jornalístico; e uso de novas tecnologias da comunicação pela religião.

Mihaela-Alexandra Tudor

Doutora


Doutora em Sociologia da Economia e graduada em Ciências da Comunicação e Informação pela Universidade de Toulouse Jean Jaures da França. É professora da Universidade Paul Valery de Montpellier. É membro do grupo de pesquisa CORHIS, sendo responsável pelo eixo "Comunicação e Transformação Social", e também do IARSIC (Institute for Advanced Religious Studies and Communications Internetworking), onde atua como diretora das edições IARSIC. É editora executiva do periódico Essachess – Journal for Communication Studies. Sua pesquisa foca no estudo da comunicação da fé em espaços (multi)midiáticos da esfera pública, comunicação simbólica e uso de novas tecnologias da comunicação pela religião.

Moisés Sbardeloto

Doutor


Doutor e mestre em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). É autor de "E o Verbo se fez bit: A comunicação e a experiência religiosas na internet". É colaborador do Instituto Humanitas Unisinos (IHU) e membro da Comissão Especial para o Diretório de Comunicação para a Igreja no Brasil, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). De 2008 a 2012, coordenou o escritório brasileiro da Fundação Ética Mundial (Stiftung Weltethos), fundada pelo teólogo suíço-alemão Hans Küng. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase na interface mídia e religião, com foco em questões que envolvem religião e internet.

Nathalie Hornhardt

Mestre


Mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Possui graduação em Comunicação Social - Rádio e TV pela Fundação Armando Álvares Penteado (2011). É professora e pesquisadora da Faculdade de Comunicação da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Participa como pesquisadora do Núcleo de Estudos em Mística e Santidade e do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Arte Sequencial, Mídias e Cultura Pop. Tem experiência nas áreas de Mídia, Religião e Artes, com ênfase em documentário, atuando principalmente nos seguintes temas: religiões afro-brasileiras, comunicação, filosofia e religião.

Óscar Elizalde Prada

Doutorando


Doutorando em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), mestre em Estudos e Gestão do Desenvolvimento pela Universidade La Salle de Bogotá (ULS), e graduado em Educação com Especialidade em Ciências da Religião (ULS). Sua pesquisa de doutorado analisa a comunicação digital da fé religiosa na sociedade do espetáculo no Brasil e na Colômbia. É professor-investigador da ULS, jornalista da revista Vida Nueva e assessor da área de comunicações da rede Amerindia. Tem interesse pela interface mídia e religião.

Pedro Gilberto Gomes

Doutor


Doutor e mestre em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Teologia pela Pontificia Universidad Católica de Santiago e graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). É professor titular do programa de pós-graduação em Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Interessa-se por temas ligados à comunicação, midiatização, educação e religião.

Ricardo Costa Alvarenga

Doutorando


Doutorando e mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), com pesquisa focada na temática Comunicação e Igreja Católica. Vice-coordenador do Grupo de Pesquisa Comunicação e Religião da INTERCOM. Coordenador da Signis Jovem Brasil, da Associação Católica de Comunicação (Signis). Diretor de Finanças da Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores em Comunicação Popular, Comunitária e Cidadã (ABPCOM). Coordenador dos Grupos de Trabalho (GTs) da Conferência do Pensamento Comunicacional Brasileiro. Colaborador da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB. Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade Estácio de São Luís (2014).

Stefan Bratosin

Doutor


Doutor em Teologia Reformada e Comunicação e Informação pela Universidade Charles de Gaulle Lille 3 da França. É professor da Universidade Paul Valery de Montpellier 3. Orienta pesquisas de doutorado e tem interesse nas seguintes áreas: religião online, esfera pública, secularização, organizações religiosas, mídia e religião. É diretor do grupo de pesquisa CORHIS EA 7400 (Université Paul Valéry de Montpellier) e também do IARSIC (Institute for Advanced Religious Studies and Communications Internetworking). Atua como editor do periódico Essachess - Journal for Communication Studies.