Maurício Ribeiro da Silva

Resumo

Partindo do apontamento de Gilbert Durand acerca do iconoclasmo promovido pela conjunção entre monoteísmo e filosofia no ocidente, o qual, paradoxalmente, produz a proliferação das imagens na contemporaneidade, o artigo dialoga com Horkheimer a partir da noção de Razão Instrumental para propor o equivalente Imaginário Instrumental, redução da potência imaginativa das imagens. A operacionalidade do conceito é demonstrada a partir de imagens associadas aos cultos da Umbanda e do Candomblé, contrastados com registros imagéticos do carnaval e da publicidade. O aporte teórico é dado por Gilbert Durand e Max Horkheimer acerca do Imaginário e da Razão e por Muniz Sodré e Lilia Moritz Schwarcz sobre o imaginário afro-brasileiro.

Leia o artigo <<<O eclipse do imaginário: imaginário instrumental e redução da potência imaginativa das imagens>>> no Mídia, Religião e Sociedade ou baixe diretamente no <<<site da revista Matrizes>>>.

Confira outros textos de <<<Maurício Ribeiro da Silva>>> publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

Mídia, Religião e Sociedade
Mídia, Religião e Sociedade
O "Mídia, Religião e Sociedade" se dedica à promoção de conteúdo acadêmico sobre o tema Mídia e Religião. Conheça pesquisadores da área, acesse entrevistas, artigos, livros e teses no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *