17 de fevereiro de 2015

10º Encontro Nacional de História da Mídia – Alcar 2015

O 10º Encontro Nacional de História da Mídia – Alcar 2015 será realizado entre os dias 03 e 05 de junho na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O evento terá como […]
18 de fevereiro de 2015

A clausura da diferença: mediatização da religião, enquadramento e identidades em uma discussão online

Luís Mauro Sá MartinoRESUMO Este trabalho delineia os enquadramentos de alteridade nos comentários dos leitores nos sites “GospelMais” e “Umbanda, eu curto” a respeito da decisão da Justiça Federal, de abril de 2014, segundo a qual cultos afro-brasileiros não são religião. […]
19 de fevereiro de 2015

O Fiel Como Garoto Propaganda: Análise Discursiva De Uma Campanha Publicitária Da Igreja Universal do Reino de Deus

Marco Túlio de Sousa, Jênifer Rosa de OliveiraRESUMOEste artigo analisa a campanha “Eu sou a Universal” da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) que consiste em uma série de depoimentos de profissionais bem sucedidos que supostamente são fieis da […]
20 de fevereiro de 2015

Rede Aleluia: Instrumento de persuasão e poder em prol da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD)

José Wagner RibeiroRicardo José Oliveira FerroRESUMOAnalisa o procedimento de comunicação da Igreja Universal do Reino de Deus, com enfoque na programação evangélica da Rede Aleluia de Rádio e os possíveis reflexos dessa prática na propagação dos seguidores da igreja. A […]
20 de fevereiro de 2015

Revista Eco-Pós – Chamadas para 2015

A revista ECO-Pós liberou as chamadas para suas três edições de 2015. Seguem abaixo os temas e prazos. 18.1 – Arte, tecnologia e mediação   A edição 18.1 da Revista ECO-Pós propõe um dossiê que contempla a complexidade das relações entre arte e […]
20 de fevereiro de 2015

Perfil del informador religioso especializado en el Vaticano

Miriam Diez-BoschRESUMOA informação religiosa especializada no Vaticano tem características pró- prias que a diferenciam de outras áreas e, ao mesmo tempo, acarreta exigências da instituição que cobre, a Santa Sede, que implicam maior fluxo comunicativo e brevidade na informação. Este […]
21 de fevereiro de 2015

Mídia e religião: premissas e implicações para os campos acadêmico e midiático

Stewart HooverRESUMO As previsões de que a religião desapareceria da vida moderna podem ser dadas como mortas, pois a religião, na era global, ganhou novo perfil e destaque. Ao mesmo tempo, eventos que mudaram o mundo em anos recentes têm pelo […]
24 de fevereiro de 2015

Mídia e Entretenimento: Em Busca da Religiosa Audiência

Karla Regina Macena Pereira PatriotaRESUMOO presente trabalho aborda a questão de como, na contemporaneidade, pessoas e instituições religiosas investem na circulação midiática de imagens, mensagens e marcas para que possam ser bem-sucedidas no ultra-competitivo mercado global da religiosidade. Dessa forma, […]