6 de junho de 2021

Editora Paulus lança coleção sobre Igreja e ambiente digital

A editora Paulus apresentou em maio as três primeiras obras da coleção Ecclesia Digitalis, que contempla temas voltados à vivência da fé e à adaptação da vida da Igreja no mundo digital. Catequese digital Por onde começar? de autoria de Aline […]
23 de maio de 2021
Artigo - Internet e Religião

Transformações no imaginário cristão e espetáculo nas mídias sociais digitais: Fábio de Melo, de padre a celebridade religiosa

Adriana do Amaral Freire Karla Patriota Resumo O objetivo deste artigo é analisar as ações discursivas de uma personalidade do catolicismo, numa perspectiva mercadológica e espetacular, classificando-o como uma celebridade da fé, no ambiente das mídias sociais digitais. Para isso, […]
23 de maio de 2021

CFC: Epecom 2021 – XV Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura

Estão abertas as inscrições para o XV Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura, organizado pelo corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura (PPGCC), da Universidade de Sorocaba (Uniso). Este ano o evento terá como tema principal […]
12 de maio de 2021

Ritual in a Digital Society

 Martin Hoondert & Suzanne van der Beek (orgs) SINOPSE We live in a digital society, where life takes place at the offline-online nexus. The shift towards a continuous blending of offline and online dimensions also affects rituals. Understanding digital rituals […]
6 de maio de 2021
Artigo - Internet e Religião

Giras online: Reconfiguração da liturgia na Umbanda em tempos de isolamento social

Maurício Ferreira Santana Resumo Buscou-se analisar a prática religiosa das giras de umbanda em modo online, no formato live do canal YouTube no ano de 2020, durante a pandemia de COVID-19, a qual obrigou os umbandistas ao isolamento social. Adotando […]
2 de maio de 2021
Artigo - Mídia Impressa e Religião

Advento do marketing católico e o processo de midiatização da religião: análise empírica da revista do IBMC

Luís Henrique Marques Resumo Este artigo apresenta uma análise crítica preliminar sobre como se dá o processo de midiatização da religião no âmbito da Igreja Católica no Brasil, especificamente em segmentos que atuam na área do marketing católico. Como corpus […]
27 de abril de 2021

CFC: Religiocom – 1º Congresso Internacional de Comunicação e Religiões

O Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte (LIMIAR) e o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, juntamente com o Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) organizam este ano a primeira […]
18 de abril de 2021

Novas Identidades e Subjetividades on-line: as jovens youtubers leigas e o neoconservadorismo evangélico

Patrícia Garcia Costa Resumo Esta tese tem como objetivo investigar o processo de construção identitária e as subjetividades on-line das jovens mulheres youtubers evangélicas como sujeitos na rede digital, buscando compreender, nas relações entre religião e mídias digitais (plataforma YouTube), […]