26 de agosto de 2016

LIVRO: Brands of Faith: Marketing Religion in a Commercial Age

Mara Stein Apresentação (clique <<<aqui>>> para baixar o livro) In a society overrun by commercial clutter, religion has become yet another product sold in the consumer marketplace. Faiths of all kinds must compete not only with each other, but with […]
25 de agosto de 2016
Artigo - Mídia Impressa e Religião

Mídia e religião: a “nova era” no mercado editorial

Fátima Regina Gomes Tavares; Joelma do Patrocínio Duarte RESUMO O objetivo deste trabalho é analisar a “expansão” do movimento nova era a partir da relação entre o surgimento do mercado editorial “esotérico” e as percepções da mídia impressa, onde, nos […]
22 de agosto de 2016
Entrevista - Dr. Pedro Gilberto Gomes

Decifra-me ou te devoro: os desafios das igrejas na sociedade em midiatização – Entrevista com Pedro Gilberto Gomes

22/08/2016 Por Marco Túlio de Sousa Doutorando em Comunicação (Unisinos)   Mídia, Religião e Sociedade (MRS): Em seu livro “Da Igreja Eletrônica à sociedade em midiatização” (GOMES, 2010) o senhor traz o conceito de “igreja eletrônica” para falar em um primeiro […]
18 de agosto de 2016

“E o verbo se fez rede” uma análise da circulação do “católico” em redes comunicacionais online

Moisés Sbardelotto RESUMO Com o avanço da midiatização digital, a Igreja Católica e a sociedade em geral desenvolvem novas modalidades de comunicação na internet, em que se constitui uma diversificada e difusa rede de relações entre símbolos, crenças e práticas […]
16 de agosto de 2016

O uso do rádio e da TV por instituições religiosas: Um fenômeno crescente nos mais variados canais de comunicação

Fabio Sebastião Polato RESUMO No presente trabalho se propôs estudar o uso das emissoras de rádio e televisão do Brasil pelas diversas vertentes cristãs radicadas no país. O objetivo central foi analisar como as igrejas definem a orientação ou as […]
11 de agosto de 2016

The Media, Culture, and Religion Perspective: Discovering a theory and methodology for studying media and religion

Robert White INTRODUÇÃO The cultural studies analysis of the media has now become a dominant paradigm of communication research, and the “Media, Religion, and Culture” focus is a central paradigm in research on religious media. For example, the biannual international […]
7 de agosto de 2016
Artigo - TV e Religião

A “ONDA VERDE”: análise discursiva dos programas eleitorais da campanha de Marina Silva à presidência

Marco Túlio de Sousa; Cícero Costa Villela RESUMO Neste trabalho, pretendemos analisar um dos principais elementos da campanha de Marina Silva à presidência, o Horário de Propaganda Eleitoral Gratuito. Tentamos compreender de que forma seu discurso articula diferentes formações discursivas […]
1 de agosto de 2016
Artigo-Cultura Midiática e Religião

Elucidações contemporâneas nos estudos brasileiros em mídia e religião: a perspectiva das mediações culturais e comunicacionais

Magali Nascimento Cunha RESUMO Estudo em torno dos fenômenos contemporâneos que têm marcado a interface mídia e religião no Brasil, em busca de elucidações que indiquem novos caminhos de pesquisa nesse âmbito. Para isso são tomados por base os estudos […]