19 de julho de 2018
Artigo-Cultura Midiática e Religião

O Tarô e a Prática Oracular na Era da Midiatização Espiritual

Kelma Amabile Mazziero de Souza Resumo O presente trabalho visa refletir sobre a representação do “místico” na atualidade. A prática da orientação através das lâminas simbolizadas do tarô se disseminou nas mídias e redes sociais brasileiras, ganhando assim nova visibilidade, […]
18 de julho de 2018

Resenha: As reformas da Igreja Católica

Por Tatiane Milani (mestranda – Unisinos) O livro As reformas da Igreja Católica: Posturas e processos de uma mudança em curso de João Décio Passos, doutor em Ciências Sociais, traz um estudo analítico aprofundado do pontificado de Francisco. A partir […]
16 de julho de 2018

Dom Paulo: testemunhos e memórias sobre o Cardeal dos Pobres

Agenor Brighenti Juan José Tamayo Acosta Sinopse Dividido em quatro partes, este livro é um tributo a um personagem singular da Igreja Católica, que será lembrado por muito tempo. Mesmo em sua ausência, ele continuará inspirando processos pastorais, na perspectiva […]
13 de julho de 2018
Artigo - Internet e Religião

Faith, entertainment, and conflicts on the Camino de Santiago (The Way of St. James): a case study on the mediatization of the pilgrimage experience on Facebook groups

Marco Túlio de Sousa, Ana Paula da Rosa Abstract We call upon the concepts of mediatization, circulation, and discussions about the pilgrimage ritual to reflect on the media interference in the experience of pilgrims going to Santiago de Compostela. From […]
11 de julho de 2018
Artigo - Internet e Religião

The Welcoming Pope: Images of Pope Francis in the Catholicism under mediatization

Tatiane Milani, Ana Paula da Rosa Abstract In the context of the society in mediatization more and more the social fields are inserted in an ambiance in which borders are constantly tensioned, meaning that social practices are crossed by the […]
6 de julho de 2018

GP de Comunicação e Religião da Intercom recebe trabalhos até dia 10 de julho

Continuam abertas até o dia 10 de julho, terça-feira, as inscrições de trabalhos para o GP 34 – Comunicação e Religião no 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, a ser realizado na Universidade da Região de Joinville, em Joinville-SC, […]
3 de julho de 2018
Artigo - Internet e Religião

Religion, popular culture and social media: the construction of a religious leader image on Facebook

Ioana Alexandra Coman, Mihai Coman Abstract Despite the emergence of religions on Internet and the importance of social media, research dedicated to religious leaders’ construction of symbolic image on social media, is hard to find. Starting from the 2013 Applebee’s social media […]
4 de junho de 2018

Revista francesa Revue française des sciences de l’information et de la communication publica dossiê sobre Mídia e Religião

A revista francesa Revue française des sciences de l’information publicou recentemente seu novo número que conta com o dossiê “Religions et médias”. Confira abaixo a relação de artigos e autores (basta clicar nos títulos para acessar os trabalhos). 1 – Éditorial Daniel […]