20 de maio de 2017

La médiatisation du fait religieux, entre immédiat et transcendant: Le cas du christianisme dans la presse écrite de référence au Portugal

Márcia Rogério Marat Grilo RESUMO La présente thèse s’inscrit dans le domaine des Sciences de l’Information et de la Communication. La résurgence et le poids croissant de la Religion dans l’espace public contemporain ainsi que l’importance de son rôle dans […]
14 de maio de 2017
Foto da Dra. Magali do Nascimento Cunha

Conquistados, eles conquistam: transformações do segmento evangélico brasileiro e suas relações com a mídia – Entrevista com Magali do Nascimento Cunha (parte 1: a “nova” cultura gospel)

15/05/2017 Por Marco Túlio de Sousa Doutorando em Comunicação (Unisinos)   Mídia, Religião e Sociedade (MRS): No livro “A Explosão Gospel: um olhar sobre o cenário evangélico no Brasil”, fruto de sua tese de doutorado, a senhora constata uma mudança no perfil […]
14 de maio de 2017
logo da eclesiocom

Eclesiocom recebe trabalhos para conferência de 2017

Neste ano, a XII Conferência Brasileira de Comunicação Eclesial (Eclesiocom) terá como tema “Novos paradigmas da comunicação e sua incidência na transmissão e vivência da fé” e será realizada na cidade de Campinas, interior de São Paulo, no dia 17 […]
5 de dezembro de 2016
Dissertação - Mídia Impressa e Religião

Midiatização do campo religioso e processos de produção de sentido análise de um conflito anunciado – O caso do Jornal Evangélico da IECLB

Ricardo Zimmermann Fiegenbaum RESUMO Esta dissertação é um estudo sobre as conflitualidades de campo no processo de midiatização do campo religioso realizado pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, por meio do Jornal Evangélico. Para contextualizar este estudo no […]
4 de dezembro de 2016
Artigo - Internet e Religião

La religion dans le cyberespace

Nathalie Caron RESUMO Presque tous les groupes religieux américains ont une visibilité sur le World Wide Web, indépendante de leur importance numérique dans la société. Par ailleurs, une étude récente révèle que 64 % des internautes américains ont utilisé le […]
29 de novembro de 2016
Artigo-Cultura Midiática e Religião

Escola Latino Americana de Comunicação e Igreja Católica: aproximações e contribuições para as ideais comunicacionais latino – americanas

Ricardo Costa Alvarenga RESUMO Neste texto fazemos uma revisão dos documentos das Conferências do Episcopado Latino-Americano, que aconteceram no Rio de Janeiro (1955), Medellín (1968), Puebla (1979), Santo Domingo (1992) e Aparecida (2007), como o objetivo de estabelecer uma relação […]
25 de novembro de 2016
Artigo - TV e Religião

Representations de la diversité religieuse à la télévision publique

Mihaela Alexandra Tudor RESUMO Le problème que je pose dans ce cadre consiste à voir quel sont les pratiques des médias de service public à l’égard des représentations de la diversité religieuse et, plus précisément, à l’égard des représentations de […]
24 de novembro de 2016
Artigo-Cultura Midiática e Religião

La foi et le langage: paradigmes de sens pour les médias

Stefan Bratosin RESUMO Cette communication tâchera de montrer dans la perspective d’une épistémologie sociale que les paradigmes de sens irréductibles pour toute type de médiatisation sont la foi et le langage. Elle produira une argumentation en faveur de l’hypothèse que […]