22 de setembro de 2015

LIVRO: Mídia e Religião: entre o mundo da fé e o do fiel

Viviane Borelli O livro apresenta uma coletânea artigos feita pela professora Dra. Viviane Borelli, docente do programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Na obra discute-se as relações entre mídia e religião. Comentários:O livro mostra […]
21 de setembro de 2015

The Mediatization of Religion: A Theory of the Media as an Agent of Religious Change

Stig Hjarvard RESUMO This paper presents a theoretical framework for the understanding of how media work as an agent of religious change. At the center of the theory is the concept of mediatization: religion is increasingly being subsumed to the […]
9 de setembro de 2015

A construção da identidade religiosa jovem na coluna altos papos

Bruno Menezes Andrade GuimarãesRESUMOO objetivo deste trabalho de monografia é analisar as formas como os textos da coluna juvenil Altos Papos, publicada na revista evangélica Ultimato, oferecem aos leitores a possibilidade de construção de uma identidade jovem. Para tal, pensa-se […]
8 de setembro de 2015

Los mundos convergentes de la religion y los medios

Stewart M. Hoover O texto trata-se de uma conferência conferida pelo professor da Universidade do Colorado Boulder (Estados Unidos) julho de 1999 em Edimburgo. O texto foi traduzido e publicado pela revista Signo y Pensamiento da Universidad Javeriana. Leia online […]
3 de setembro de 2015

Professor da USP fala sobre intolerância religiosa

A Univesp TV conversou com o professor Vagner Gonçalves da Silva do departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo sobre a intolerância religiosa de membros de religiões neopentecostais com praticantes da Umbanda e do Candomblé.  Confira a entrevista clicando […]
1 de setembro de 2015

In ‘Cyber Jesus’ we trust: breve análise sobre o portal da bola de neve church no ciberespaço

Eduardo Meinberg de Albuquerque Maranhão RESUMO Apresento aqui algumas das formas de utilização do ciberespaço pela Bola de Neve Church (BDN), agência religiosa criada em São Paulo, Brasil. O ciberespaço é a principal plataforma midiática da BDN, compondo seu marketing […]
28 de agosto de 2015

Chaves teórico-interpretativas do processo de aproximação das Organizações Globo com o segmento evangélico no Brasil: audiência, mercado, política e poder

Magali do Nascimento Cunha RESUMO As ações de aproximação das Organizações Globo (OG) com o segmento evangélico no Brasil, de forma mais ostensiva a partir de 2009, têm chamado a atenção de observadores das mídias e promovido a criação de […]
26 de agosto de 2015

Ontem, hoje e amanhã: sobre os rituais midiáticos

Malena Segura Contrera RESUMO A presente reflexão trata da sobrevivência de elementos do ritual primitivo na Comunicação e na Mídia contemporâneas. Se por um lado, o espaço midiático é o novo locus social contemporâneo, e dai compreende-se que conteúdos da […]