Exibir tudo

CFC: dossiê religião nas mídias – Revista de Estudos Universitários (REU)

A Revista de Estudos Universitários (REU), da Uniso (Universidade de Sorocaba), recebe trabalhos para o dossiê Religião nas mídias, que irá compor seus dois números de 2021. Para o primeiro volume, os artigos deverão ser enviados até 30 de abril, já para o segundo, o prazo vai até 30 de outubro. As submissões são feitas no portal da revista.

Confira abaixo o texto da chamada:

Religião nas mídias

A religião, nos dias atuais, acolhe os seus seguidores – disseminando tal forma conhecimento e desenvolvendo práticas -, envolvendo as mais diversas mídias. Ou seja, a religião passa por processos de midiatização e, ao mesmo tempo, não escapa aos contornos impostos pelas práticas sociais das sociedades de consumo.

Escolhendo esta interface entre comunicação e religião, desenhada pelas mídias, convidamos pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, a tratar tema da comunicação religiosa, envolvendo principalmente discursos de líderes religiosos veiculados nas diferentes mídias. Assim, a Revista de Estudos Universitários (REU) faz-se um espaço para pesquisas que tratem do aspecto midiático que a divulgação/disseminação da religião passa a incorporar, ou para investigações que contemplem análises dos produtos midiáticos que envolvem concepções e práticas religiosas, ou ainda, pesquisas que tratem dos efeitos das tecnologias digitais e da lógica do consumo sobre as práticas socioculturais ligadas às religiões, às religiosidades, entre outras possibilidades. Os artigos devem ser de autoria, ou em coautoria, com pesquisadores doutores vinculados a programas de pós-graduação.

Para mais informações, acesse o site da Revista de Estudos Universitários.

Marco Túlio de Sousa
Marco Túlio de Sousa
Doutor em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), mestre em Comunicação pela UFMG e graduado em Comunicação (Jornalismo) pela UFJF. Criador do grupo "Mídia, Religião e Poder" no facebook e do blog "Mídia, Religião e Sociedade". Desenvolve pesquisas sobre experiência religiosa e mídia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *