1 de setembro de 2019
Dissertação - Cultura Midiática e Religião

Indústria cultural e gratuidade na midiatização do campo evangélico

Elisa Hoerlle Resumo O objeto desta pesquisa é a tensão entre o fenômeno mercantil, que movimenta produção e consumo de materialidades na cultura evangélica, e as suas referências religiosas. Questionamos em que sentido podemos entender a emergência de uma indústria […]
28 de agosto de 2019

Umbanda, Cultura e Comunicação: olhares e encruzilhadas

Hertz Wendel de Camargo (org.) SINOPSE   […] A reunião de textos que descrevem e buscam se aproximar de ambientes e práticas da Umbanda evidencia o quão plural e complexo são esses fenômenos, e como a diversidade de suas manifestações […]
12 de agosto de 2019

Da Igreja Eletrônica a Sociedade em Midiatização

Pedro Gilberto Gomes Sinopse     Esta obra é o resultado de longos estudos sobre a relação entre mídia e religião, demonstrando que esse encontro gera consequências muito maiores e vai muito além da simples utilização dos veículos para a […]
6 de agosto de 2019
Artigo-Cultura Midiática e Religião

Meio ambiente, religião e alteridade: breve análise, por entre a ótica midiática, do contexto social no pós-rompimento da barragem em Brumadinho – MG

Antonio Michel de Jesus de Oliveira Miranda Ariel Miranda Silva Jackson Gomes de Rezende  Resumo Este ensaio se debruça sobre a “lama” do fatídico rompimento da barragem em Brumadinho – MG, propondo a compreender o papel das igrejas cristãs atuantes […]
31 de julho de 2019

IV CONACIR recebe trabalhos sobre mídia e religião

O IV Congresso Nacional de Graduações e Pós-Graduações em Ciência(s) da(s) Religião(ões) (CONACIR) conta mais uma vez com um Grupo de Trabalho (GT) voltado para a discussão acadêmica do tema “mídia e religião”. O GT 19 “Religião, mídia e discursividades” é […]
24 de julho de 2019

Análise do uso das redes sociais como ferramenta de marketing para eventos religiosos: estudo de caso do festival Halleluya

Emanoel de Freitas Sousa  Resumo Estudo sobre a aplicação do Marketing Digital na produção de Eventos, dentro da temática religiosa Católica. Realizando uma análise do Festival Halleluya, evento produzido pela Comunidade Católica Shalom na cidade de Fortaleza que conta com […]
19 de julho de 2019

Memória, mídia e transmissão religiosa: estudo de caso da Revista Adventista (1906-2010)

Rodrigo Follis  Resumo A presente tese discute a transmissão da memória religiosa do adventismo brasileiro, com foco no uso dos instrumentos comunicacionais eletrônicos (rádio, televisão e internet). O pano de fundo teórico se baseou nos aspectos da memória e da […]
15 de julho de 2019

Resenha: O fenômeno religioso: como entender

Por Tatiane Milani (mestra – Unisinos) A resenha apresentada pelo Mídia, Religião e Sociedade é elaborada a partir da leitura do livro disponibilizado pela livraria Paulinas de Belo Horizonte “O Fenômeno Religioso: Como entender”. O autor, Ivo Pedro Oro, é […]