15 de dezembro de 2017

FAPCOM realiza evento sobre Comunicação e Religião

A FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação) realiza na próxima segunda-feira, dia 18 de dezembro, mais uma edição do POROS da Comunicação, que desta vez abordará o tema “Comunicação e Religião. A atividade terá início às 14 horas e […]
14 de dezembro de 2017

MIDIATIZAÇÃO E TEXTUALIDADES: Dimensões teóricas e aplicações empíricas

Carlos Alberto de Carvalho (orgs.) SINOPSE Este livro é fruto de uma bem-sucedida atividade coletiva, desenvolvida ao longo de um semestre na disciplina Estudos Avançados I, obrigatória para discentes em início da trajetória de doutoramento junto ao Programa de Pós-graduação […]
12 de dezembro de 2017

Ciber-religião: a Construção de Vínculos Religiosos na Cibercultura

Jorge Miklos Sinopse O entrelaçamento da mídia religiosa com a religião midiática é um fenômeno marcante, que permite associar os sujeitos humanos e o poder divino em novas formas interativas. As implicações midiáticas e religiosas que derivam dessas redes de […]
7 de dezembro de 2017
Artigo-Cultura Midiática e Religião

Islam, Terrorismo y Medios de Comunicación

Juan Ruiz de Azcárate Casteleiro Resumen Los atentados del 11 de septiembre en Nueva York, no supusieron únicamente una nueva forma de violencia indiscriminada, sino que reabrieron además viejas heridas, al tiempo que hacían reaparecer una vez más bloques antagónicos […]
5 de dezembro de 2017
Dissertação - Cultura Midiática e Religião

O duplo vínculo (midiático e religioso) nos circuitos-ambientes do pastoreio midiatizado

Dinis Cortes Ferreira Resumo A pesquisa apresentada no presente texto projeta-se dentro do campo de estudos sobre a midiatização da religião. Os objetivos desta investigação são: a) mapear os meios, circuitos, ambientes e dispositivos configurados pela instituição religiosa no processo […]
1 de dezembro de 2017
Artigo - Internet e Religião

Renovação Carismática Católica do Brasil e a atualização de suas estratégias midiáticas

Virgínia Diniz Ferreira, Viviane Borelli Resumo Com o embricamento do campo da religião com o campo da mídia, organizações religiosas estabelecem estratégias midiáticas para fins de conquista de novos fiéis e manutenção do discurso religioso. Busca-se identificar de que maneira […]
30 de novembro de 2017

Communicative Figurations – Transforming Communications in Times of Deep Mediatization

Andreas Hepp, Andreas Breiter, Uwe Hasebrink (orgs) Sinopse This open access volume is about how to research the influence of our changing media environment. Today, there is not one single medium that is the driving force of change. With the […]
21 de novembro de 2017
Artigo - Internet e Religião

O “religioso” nas encruzilhadas da circulação midiática digital

Moisés Sbardelotto Resumo Analisar a midiatização da religião hoje é analisar as mudanças vividas pela sociedade e pela religião complexificadas pelo fenômeno midiático em tempos de rede, o que possibilita novos processos comunicacionais. Para analisar tal fenômeno, neste artigo, articulamos […]