Moisés Sbardelotto

Resumo

Analisar a midiatização da religião hoje é analisar as mudanças vividas pela sociedade e pela religião complexificadas pelo fenômeno midiático em tempos de rede, o que possibilita novos processos comunicacionais. Para analisar tal fenômeno, neste artigo, articulamos os conceitos de midiatização e midiatização digital com os processos comunicacionais que constituem as religiões e as religiosidades contemporâneas. Como caso, descrevemos a presença do grupo Diversidade Católica no Facebook. Por fim, concluímos que, em plataformas sociodigitais, vão sendo construídos saberes- fazeres sobre a religião por parte de diversos interagentes, em redes de poder religioso não mais centralizadas na instituição, deslocando o eixo de construção social de sentido em torno do sagrado.

Leia o artigo <<<O “religioso” nas encruzilhadas da circulação midiática digital>>> de Moisés Sbardelotto ou baixe  diretamente no site do I Congresso Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais da Unisinos.

Confira outros textos de <<<Moisés Sbardelotto>>> publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

 

Mídia, Religião e Sociedade
Mídia, Religião e Sociedade
O "Mídia, Religião e Sociedade" se dedica à promoção de conteúdo acadêmico sobre o tema Mídia e Religião. Conheça pesquisadores da área, acesse entrevistas, artigos, livros e teses no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *