21 de março de 2019

GP de Comunicação e Religião da Intercom abre chamada de trabalhos

Estão abertas a partir do dia 1 de abril as inscrições de trabalhos para o GP 34 – Comunicação e Religião no 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, a ser realizado na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém-PA, […]
19 de março de 2019
Artigo - Internet e Religião

O lugar de Deus é onde eu quiser: enunciações de religiosidade e sexualidade num evangelho afetivo-midiático

Carolina Cavalcanti Falcão Emanuelle Gonçalves Brandão Rodrigues Karla Regina Macena Pereira Patriota   Resumo O presente trabalho pretende discutir como formas de construção da religiosidade estão atreladas à enunciação de aspectos da intimidade. No caso específico analisado, usaremos o post […]
18 de março de 2019

Paulinas promove curso sobre religião e mídia digital

A Paulinas realiza no dia 30 de março o curso “Linguagens e vivência da fé na era digital”, ministrado pela Irmã Joana Puntel, jornalista e doutora em Comunicação. A atividade terá início às 8h30 e vai até às 13h. O curso trabalha […]
12 de março de 2019

Grupo de Pesquisa Comunicação e Religião realiza colóquio sobre Mídias e Masculinidades

O Grupo de Pesquisa Mídia, Religião e Cultura (Intercom) convida todos a participarem do Colóquio Mídias, Religiões e Masculinidades a ser realizado no dia 9 de abril, das 14h às 17h, no Centro Cultural Marques de Melo, em São Paulo. No […]
10 de março de 2019
Artigo - Internet e Religião

Rezando pelo smartphone: reconfigurações de práticas religiosas em um grupo de oração católico pelo WhatsApp

Marco Túlio de Sousa Resumo O texto discute transformações da experiência religiosa na sociedade em vias de midiatização (Gomes, 2016; Martino, 2016) a partir de um estudo de caso (Braga, 2008) em que se investiga um grupo de WhatsApp criado […]
27 de fevereiro de 2019

ALCAR recebe contribuições para congresso nacional

Estão abertas até o dia 21 de abril as submissões de textos para o XII Encontro Nacional de História da Mídia – ALCAR, que será realizado de 19 a 21 de junho de 2019 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, […]
25 de fevereiro de 2019
Artigo-Cultura Midiática e Religião

Por uma crítica da religião desencantada: midiatização do sagrado na sociedade de consumo

Ronivaldo Moreira de Souza Jorge Miklos Resumo O objetivo deste artigo é trazer uma reflexão crítica sobre as transformações religiosas na interseção entre religião e sociedade de consumo, apontando as principais transformações geradas por esta imbricada relação entre religião, comunicação […]
17 de fevereiro de 2019

Grupo de Estudos Mire realiza seminário no dia 19/02

O grupo de Estudos Mídia, Religião e Cultura (MIRE) promove nesta terça (19/02/2019) o seu 3º Seminário Eixos Temáticos em Comunicação e Religiões, que visa a produção de um dicionário em Comunicação e Religiões. O evento terá início às 9h30 e terminará às […]