Exibir tudo

Por uma crítica da religião desencantada: midiatização do sagrado na sociedade de consumo

Artigo-Cultura Midiática e Religião
Ronivaldo Moreira de Souza
Jorge Miklos

Resumo

O objetivo deste artigo é trazer uma reflexão crítica sobre as transformações religiosas na interseção entre religião e sociedade de consumo, apontando as principais transformações geradas por esta imbricada relação entre religião, comunicação e consumo, atravessada pela midiatização. Adota-se a pesquisa bibliográfica como metodologia propondo um diálogo entre diferentes teorias para explicar o fenômeno. Fica evidente que a incorporação das práticas mercadológicas pela religião, especialmente a cristã, alterou o lugar de atuação e o processo de legitimação institucional, fazendo uma estreita ligação entre fé e mercado, espiritualidade e consumo.

Leia o artigo <<<Por uma crítica da religião desencantada: midiatização do sagrado na sociedade de consumo>>> ou baixe diretamente no portal da Revista Paulus.

Confira outros textos de <<<Ronivaldo Moreira de Souza>>> publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

 Confira outros textos de <<<Jorge Miklos>>> publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

Mídia, Religião e Sociedade
Mídia, Religião e Sociedade
O "Mídia, Religião e Sociedade" se dedica à promoção de conteúdo acadêmico sobre o tema Mídia e Religião. Conheça pesquisadores da área, acesse entrevistas, artigos, livros e teses no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *