2 de março de 2020
Artigo - TV e Religião

Neopentecostalismo, Imaginário Midiático e Capital: As Representações Sociais do Dinheiro nas Práticas Religiosas da Igreja da Graça

José Guibson Delgado Dantas Resumo Este trabalho é fruto de uma investigação em que os discursos proferidos pelo missionário R. R. Soares e pelos fiéis no programa Show da Fé foram analisados a partir das leituras de Serge Moscovici com […]
28 de fevereiro de 2020

II Religiocom prorroga prazo de submissão de resumos expandidos

A comissão organizadora do Religiocom (Congresso Internacional de Comunicação e Religiões) prorrogou até o dia 12 de maio o prazo para envio de resumos expandidos para a segunda edição do evento organizado pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) em […]
3 de fevereiro de 2020
Dissertação - Cultura Midiática e Religião

“Profissionais do Reino”: um novo ethos católico na universidade cearense

Adilson Rodrigues da Nóbrega Resumo O trabalho aborda os aspectos principais de um novo modelo de ética profissional difundido entre estudantes universitários integrantes da Renovação Carismática Católica (RCC): o chamado profissional do reino. A partir de pesquisas realizadas junto a […]
29 de janeiro de 2020
Dissertação - Internet e Religião

A Igreja diante da cultura midiática digital: Desafios, caminhos e perspectivas

Andréia Durval Gripp Souza  Resumo Estudiosos de comunicação e de tecnologia afirmam que a Internet não é meramente um instrumento, um meio, mas sim um ambiente, com uma forma de se viver própria, que expande sua configuração para outros ambientes […]
23 de janeiro de 2020
Dissertação - Cultura Midiática e Religião

PEDAGOGIAS DE UM “AMOR INTELIGENTE”: Empreendedorismo e racionalização dos afetos na Escola do Amor da Igreja Universal do Reino de Deus

Emanuelle Gonçalves Brandão Rodrigues  Resumo A relação entre religião e empreendedorismo é a discussão que norteia este trabalho, em especial quando desta se vê emergir um discurso mercadológico sobre os afetos vinculados ao mundo corporativo. Ideias como “amor inteligente” ou […]
17 de janeiro de 2020

Comunicação, Linguagens e Religiões

Magali do Nascimento Cunha Letícia Jovelina Storto (orgs.) SINOPSE Este é um livro plural. Essa afirmação deve-se ao conteúdo que reconhece as múltiplas linguagens pelas e com as quais nós humanos nos comunicamos. Diz respeito também à compreensão, contida nestas […]
15 de janeiro de 2020
Artigo-Cultura Midiática e Religião

Ecologia da Comunicação: Estratégias Contra-Hegemônicas do Imaginário na Religiosidade Popular

Jorge Miklos Resumo Apresenta-se nesse artigo o esboço de um projeto de pesquisa que procura examinar grupos religiosos (católicos, evangélicos, espíritas, afro-brasileiros, indígenas, entre outros) que se estabelecem no campo da religiosidade popular, que trafegam externamente ao contexto da mídia […]
13 de janeiro de 2020

CHAMADA: IV Seminário Internacional de Midiatização recebe propostas de trabalhos

O programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) recebe propostas de comunicação para o IV Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais até o dia 29 de fevereiro. O evento será […]