Jorge Miklos

Resumo

Apresenta-se nesse artigo o esboço de um projeto de pesquisa que procura examinar grupos religiosos (católicos, evangélicos, espíritas, afro-brasileiros, indígenas, entre outros) que se estabelecem no campo da religiosidade popular, que trafegam externamente ao contexto da mídia hegemônica e que se posicionam na tensão com o sistema econômico, no contra fluxo da autoridade clerical e na contra- hegemonia da lógica midiática, constituindo territórios concretos e imaginários de resistência. O objetivo é investigar movimentos da religiosidade popular que agenciam contestação, insurgência e apropriação de processos comunicacionais contra-hegemônicos no mundo contemporâneo, expressos nas Ecologias dos Saberes e na Ecologia da Comunicação. O percurso metodológico prevê pesquisa bibliográfica, a partir das reflexões teóricas de Brandão (1980; 2004), Poel (2013) e Romano (1993, 2004).

Leia o artigo <<<Ecologia da Comunicação: Estratégias Contra-Hegemônicas do Imaginário na Religiosidade Popular>>> no Mídia, Religião e Sociedade ou baixe diretamente acessando os <<<anais do Pensacom>>>.

Confira outros textos de <<<Jorge Miklos>>> publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

Mídia, Religião e Sociedade
Mídia, Religião e Sociedade
O "Mídia, Religião e Sociedade" se dedica à promoção de conteúdo acadêmico sobre o tema Mídia e Religião. Conheça pesquisadores da área, acesse entrevistas, artigos, livros e teses no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *