4 de março de 2015
Tese - TV e Religião

A TELE-FÉ: Estratégias de reconhecimento de sentidos religiosos de telefiéis do canal REDE VIDA de Televisão em Porto Alegre, RS

Luiz Ignacio Sierra Gutiérrez RESUMO Este estudo tem como objeto analisar o fenômeno contemporâneo da religião midiatizada na televisão católica, caracterizado como A Tele-Fé e expressado nas estratégias de reconhecimento de sentidos religiosos e práticas sociossimbólicas religiosas, desenvolvidas por telefiéis católicos […]
3 de março de 2015

A religião do contato: estratégias discursivas dos novos “templos midiáticos”

Antonio Fausto Neto RESUMOCom base em pesquisa de teleemissões veiculadas, no período de 2002/2004, estudase, além dos diferentes formatos de permanência da religião na esfera pública no Brasil, as estratégias de embate religioso – Igrejas Evangélica e Católica – no […]
2 de março de 2015

Vinho novo em odres velhos. Um olhar comunicacional sobre a explosão gospel no cenário religioso evangélico no Brasil

Magali do Nascimento Cunha RESUMO Uma análise comunicacional da explosão gospel e sua expressão entre os diferentes segmentos do cenário religioso evangélico contemporâneo no Brasil é o objeto deste trabalho. Inicialmente um movimento musical, o gospel explodiu na última década […]
27 de fevereiro de 2015

Revista Contracampo divulga chamadas de 2015

A revista Contracampo (qualis B1) divulgou as ementas de seus dossiês temáticos deste ano. Confira. Materialidades da Comunicação  Ementa: O dossiê sobre Materialidades da Comunicação abre espaço para discussões sobre as materialidades dos objetos tecnológicos enquanto elemento importante nos processos cognitivos e sensoriais […]
27 de fevereiro de 2015

Panorama do rádio religioso no Brasil

Nair Prata, Debóra Cristina Lopez, Wanir CampeloRESUMOHá 70 anos foi ao ar o primeiro programa de rádio brasileiro de cunho religioso, A Voz da Profecia. Hoje, rádio e igreja estão atados de forma visceral, ligando altares e microfones num fenômeno […]
26 de fevereiro de 2015

As estratégias discursivas do apóstolo Valdemiro Santiago no âmbito da Internet

Francieli Jordão Fantoni, Viviane Borelli  RESUMO A apropriação de distintos dispositivos midiáticos por líderes evangélicos e fiéis tem transformado a experiência religiosa, devido ao processo de midiatização das práticas sociais que afeta o campo religioso. Analisa-se as estratégias discursivas utilizadas […]
24 de fevereiro de 2015

Mídia e Entretenimento: Em Busca da Religiosa Audiência

Karla Regina Macena Pereira PatriotaRESUMOO presente trabalho aborda a questão de como, na contemporaneidade, pessoas e instituições religiosas investem na circulação midiática de imagens, mensagens e marcas para que possam ser bem-sucedidas no ultra-competitivo mercado global da religiosidade. Dessa forma, […]
21 de fevereiro de 2015

Mídia e religião: premissas e implicações para os campos acadêmico e midiático

Stewart HooverRESUMO As previsões de que a religião desapareceria da vida moderna podem ser dadas como mortas, pois a religião, na era global, ganhou novo perfil e destaque. Ao mesmo tempo, eventos que mudaram o mundo em anos recentes têm pelo […]