11 de janeiro de 2016

Estudo comunicacional da cidade espírita: a religião entre a identidade e a cidade

João Damasio, Luiz Signates RESUMOA partir da representação do município de Palmelo (GO) como “cidade espírita”, questionamos até que ponto a noção sociológica de cidade é compatível com o vínculo a uma identidade cultural religiosa? A questão-problema toma o par […]
11 de janeiro de 2016

O Facebook e a comunidade de fala dos usuários da página oficial da Assembleia de Deus na Paraíba

Ramon Nascimento, Juciano Sousa Lacerda RESUMO Uma prática comunicativa está sendo desenvolvida no ambiente de comentários feitos por usuários da página da igreja evangélica Assembleia de Deus na Paraíba no Facebook. A página ADPB Oficial foi criada com o intuito […]
2 de janeiro de 2016

Revista católica: uma interface entre o campo religioso e o campo midiático

Aline DalmolinRESUMO O artigo analisa as revistas católicas como instância de entrecruzamento entre o campo religioso e o campo midiático. A problemática desenvolvida tenta entender a especificidade da relação entre os principais campos sociais envolvidos – o religioso e o midiático […]
2 de janeiro de 2016

Representações místico-religiosas em Tenda dos Milagres: o viés do candomblé na ficção televisiva

Robéria Nádia Araújo NascimentoRESUMOEste texto expõe os resultados de uma pesquisa que analisou as simbologias da religiosidade afrobrasileira, especialmente o candomblé, na minissérie Tenda dos Milagres, inspirada na obra de Jorge Amado. Os fragmentos dos capítulos, as descrições das cenas […]
2 de janeiro de 2016

Simbologias espíritas na teledramaturgia: a religiosidade no universo ficcional da Rede Globo

Emilson Ferreira Garcia Junior, Robéria Nádia Araújo Nascimento RESUMO Este estudo articula e sistematiza os resultados de uma pesquisa que buscou compreender os sentidos místico-religiosos abordados pela teledramaturgia da Rede Globo, a partir da análise das obras ficcionais Amor Eterno […]
2 de janeiro de 2016

Deus ex-machina: uma análise do fenômeno da telerreligião na mídia brasileira

Gilson Soares Raslan Filho RESUMO Embora seja natural que o Brasil, país de colonização católica, teça sua cultura a partir dessa matriz, tal naturalização, quando nos defrontamos com a presença da religião na mídia – especialmente a Televisão, que tem […]
2 de janeiro de 2016

O religioso na rede: interações e discursos nas religiões 2.0

Adriana do Amaral Freire, Karla Patriota RESUMOA ação de instituições religiosas no ambiente cultural das mídias digitais nos leva a perceber a emergência do que vem sendo também definido como Religião 2.0, conceito que propomos sopesar nesta reflexão.Para delimitar o […]
29 de dezembro de 2015

A religião dos celulares: consumo de tecnologia como expressão de fé entre evangélicos e umbandistas

Sandra Rubia da Silva RESUMO Ao longo de 11 meses de trabalho de campo em um bairro de camadas populares em Florianópolis, pude constatar importantes conexões entre o consumo de telefones celulares e a vivência da religiosidade entre evangélicos e […]