23 de março de 2018

La visite de Benoît XVI au Liban (2012): décalage ou concordance des dispositifs communicationnels?

Roy Jreijiry Resumo L’article analyse les modes de communication mis en place lors de la visite du pape Benoît XVI au Liban en septembre 2012. Il essaye de montrer comment l’institution religieuse locale ainsi que les médias – étroitement liés […]
19 de março de 2018
Artigo - Internet e Religião

Faith in the net: towards the creation of digital networks of religious acknowledgement and recognition

Luis Ignacio Sierra Gutiérrez Resumo Undoubtedly, the technological revolution in information and communications causing major changes in citizens’ social interactions. The new reticular rationality offers the possibility of shaping, developing, and strengthening social networks and virtual communities. All of them […]
12 de março de 2018

Gospel e secular no jornalismo : a antropofagia da popstora Baby do Brasil

Isabella Reis Pichiguelli Scaranello Resumo Este trabalho tem como tema a antropofagia promovida pela cantora Baby do Brasil ao mesclar características de duas culturas distintas – gospel e secular (não cristã) – e suas repercussões no jornalismo, em imprensas de ambos […]
7 de março de 2018
Artigo-Cultura Midiática e Religião

The media challenge to Haredi rabbinic authority in Israel

Yoel Cohen Resumo Haredim, or ultra-orthodox Jews, live in cultural ghettos, withdrawn from the influences of modern life. To strengthen the hand of Haredi rabbis against their members being influenced by the outside media, institutional Haredi dailies newspapers were created by […]
6 de março de 2018
Artigo-Cultura Midiática e Religião

Biblical antecedents of modern Agenda-Setting: religious platforms in lieu of mass media

Tsuriel Rashi; Maxwell McCombs Resumo Can a primitive society set a public agenda? Are there some advantages for a religious society in setting an agenda? From a critical study of the communicative perspective of the Bible and hermeneutic reading of […]
26 de fevereiro de 2018
Artigo-Cultura Midiática e Religião

Religião e Mídia: notas sobre pesquisas e direções futuras para um estudo interdisciplinar

Jeremy Stolow Resumo Este artigo apresenta uma visão geral da temática de “religião e mídia”, um campo interdisciplinar de investigação e de pesquisa que reúne estudiosos em antropologia, comunicação, história da arte e ciências da religião, entre outros. O artigo […]
18 de fevereiro de 2018

Paciência com Deus: Oportunidade para um encontro

Tomás Halík Sinopse “Concordo com os ateus em muitas coisas, muitas vezes em quase tudo… Muitas vezes também me sinto oprimido pelo silêncio de Deus e pela sensação do seu afastamento. Percebo que a natureza ambivalente do mundo e dos […]
18 de fevereiro de 2018
Dissertação - Cultura Midiática e Religião

A comunicação da Igreja Católica no Brasil: tendências comunicacionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

Ricardo Costa Alvarenga Resumo Estudo sobre a comunicação da Igreja Católica no Brasil, tendo como objetivo central a identificação das tendências comunicacionais adotadas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que é a principal estrutura de poder da Igreja […]