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Simpósio Internacional Estudos do Catolicismo recebe contribuições sobre mídias sociais e religião

Estão abertas até o dia 30 de agosto as inscrições de propostas de comunicação oral para o 1º Simpósio Internacional Estudos do Catolicismo – Catolicismo: Quo Vadis?”, promovido pelo Núcleo de Estudos do Catolicismo (NEC), do Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião (PPCiR), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento tem como objetivo debater formas de expressão e tendências a respeito do catolicismo. Dentre os diversos Grupos de Trabalho, destacamos o GT 9, Catolicismo e mídias sociais, coordenado por Celeide Agapito Valadares e Rosiléa Archanjo. Confira abaixo o texto de apresentação do GT.

GT 9: Catolicismo e mídias sociais

Este grupo é um espaço destinado a acolher pesquisas e reflexões sobre múltiplas possibilidades de interfaces do catolicismo com as mídias sociais. Emerge na contemporaneidade um modo de ser católico conectado nas redes sociais e dentro da eclesiologia os meios de comunicação social disseminam a midiatização numa ambiência que abrange os tradicionais veículos de massa e o campo virtual. A igreja, então, é chamada nesse processo a inserir-se no contexto das novas tecnologias e da internet, convergindo na ciberteologia. A expansão da cultura midiática com a internet e os aplicativos de interação como twiter, facebook, instagram, etc, demandam ressignificações das práticas, crenças, ritos e conceitos. Até que ponto a mútua “contaminação” do catolicismo e mídias leva à perda da identidade da tradição milenar? A partir do ano 2020 com o surgimento da pandemia do COVID-19 a relação entre o fiel católico e as redes sociais tornaram-se espaços essenciais de comunicação, dando assim margem a especulações sobre para onde vai o futuro dos ritos da religião católica. Por outro lado, na esfera pública evidenciam-se os meios de comunicação como da ordem da disputa de poder, como um bem simbólico efetivo para conquistar novos adeptos aumentando o alcance de fiéis. Mas, até que ponto uma parte do catolicismo não se torna um bem de salvação de mercado e consumo? Questionamos também se as tensões e disputas de poder simbólico com a multiplicidade de outras religiões sobrepuja o espaço comunicativo, através das redes de rádio e TVs, como algo acima da hierarquia da igreja (um caso peculiar ocorrido com a RCC no Brasil), provocando uma cisma entre o corpo eclesiológico. Convidamos ao diálogo pesquisadores das diversas áreas do conhecimento científico para um debate sobre a tensão das temáticas: catolicismo midiático e identidade católica; mídias sociais e práticas rituais católicas; disputa do espaço midiático interno e externo ao âmbito católico; dupla contaminação da mídia versus religião católica.

Contato: celeidevaladares@gmail.com; rosileaarchanjo@yahoo.com.br

Mais informações sobre o evento e como submeter seu resumo podem ser conferidas no site do I Simpósio Internacional Estudos do Catolicismo.

Mídia, Religião e Sociedade
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