Livro: Mediatization and Religion – Nordic Perspectives
Organizadores: Stig Hjarvard, Mia Lövheim
Resumo: O livro apresenta um conjunto de artigos reunidos por Stig Hjarvard e Mia Lövheim sobre o relacionamento entre mídia e religião tendo por referência a teoria da midiatização da religião. A partir de uma visão sobre o fenômeno nos países nórdicos os autores pensam como a mídia afeta a religião, provendo a sociedade não só de diferentes perspectivas sobre a religiosidade e suas instituições religiosas, mas também possibilitando a inserção de lideranças religiosas na mídia. Assim, ensejam-se novas formas de imaginário religioso e interação com a religião. Os textos partem de distintos referenciais teóricos: Teoria da Comunicação, Sociologia e Teologia.
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SUMÁRIO
Acknowledgements…………………………………………………………………………………………………………………7
Introduction
Stig Hjarvard & Mia Lövheim………………………………………………………………………………………………….9
Mediatization, Public Media and the National Church
Three Forms of Mediatized Religion. Changing the Public Face of Religion
Stig Hjarvard………………………………………………………………………………………………………………………..21
The Internet Mediatization of Religion and Church
Peter Fischer-Nielsen…………………………………………………………………………………………………………….45
Mediatization, Deprivatization, and Vicarious Religion. Coverage of Religion and Homosexuality in the Scandinavian Mainstream Press
The Evangelical Lutheran Church and the Media in Post-Secular Finland
Marcus Moberg & Sofia Sjö…………………………………………………………………………………………………..79
The Mediatization of Social Conflicts
Mediatization of Controversy. When the Security Police Went on Facebook
Knut Lundby & Kjersti Thorbjørnsrud…………………………………………………………………………………….95
Ritualising Death in the Media. Symbolic Immortality, The Immanent Frame, and School Shootings
Johanna Sumiala………………………………………………………………………………………………………………….109
Religious Identity and a Changing Media Environment