Livro: Mediatization and Religion – Nordic Perspectives

Organizadores: Stig Hjarvard, Mia Lövheim

Resumo: O livro apresenta um conjunto de artigos reunidos por Stig Hjarvard e Mia Lövheim sobre o relacionamento entre mídia e religião tendo por referência a teoria da midiatização da religião. A partir de uma visão sobre o fenômeno nos países nórdicos os autores pensam como a mídia afeta a religião, provendo a sociedade não só de diferentes perspectivas sobre a religiosidade e suas instituições religiosas, mas também possibilitando a inserção de lideranças religiosas na mídia. Assim, ensejam-se novas formas de imaginário religioso e interação com a religião. Os textos partem de distintos referenciais teóricos: Teoria da Comunicação, Sociologia e Teologia.

Clique <<<aqui>>> e baixe o livro gratuitamente na conta do professor Stig Hjarvard no Academia.edu.

SUMÁRIO

Acknowledgements…………………………………………………………………………………………………………………7

Introduction
Stig Hjarvard & Mia Lövheim………………………………………………………………………………………………….9

Mediatization, Public Media and the National Church

Three Forms of Mediatized Religion. Changing the Public Face of Religion
Stig Hjarvard………………………………………………………………………………………………………………………..21

The Internet Mediatization of Religion and Church
Peter Fischer-Nielsen…………………………………………………………………………………………………………….45

Mediatization, Deprivatization, and Vicarious Religion. Coverage of Religion and Homosexuality in the Scandinavian Mainstream Press

Henrik Reintoft Christensen……………………………………………………………………………………………………63

The Evangelical Lutheran Church and the Media in Post-Secular Finland
Marcus Moberg & Sofia Sjö…………………………………………………………………………………………………..79

The Mediatization of Social Conflicts

Mediatization of Controversy. When the Security Police Went on Facebook
Knut Lundby & Kjersti Thorbjørnsrud…………………………………………………………………………………….95

Ritualising Death in the Media. Symbolic Immortality, The Immanent Frame, and School Shootings
Johanna Sumiala………………………………………………………………………………………………………………….109

Religious Identity and a Changing Media Environment

A Voice of Their Own. Young Muslim Women, Blogs and Religion
Mia Lövheim………………………………………………………………………………………………………………………129
Belonging through Believing. Becoming Muslim through Islamic Programming
Ehab Galal………………………………………………………………………………………………………………………….147
Religion and Popular Media Culture
Danish Twilight Fandom. Transformative Processes of Religion
Line Nybro Petersen…………………………………………………………………………………………………………….163
Religious Change and Popular Culture. With a Nod to the Mediatization of Religion Debate
Liv Ingeborg Lied……………………………………………………………………………………………………………….183

Mídia, Religião e Sociedade
Mídia, Religião e Sociedade
O "Mídia, Religião e Sociedade" se dedica à promoção de conteúdo acadêmico sobre o tema Mídia e Religião. Conheça pesquisadores da área, acesse entrevistas, artigos, livros e teses no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *