Júlio Cézar Adam, Iuri Andréas Reblin e Marcelo Ramos Saldanha

Resumo

Diante da pandemia da Covid-19, uma doença respiratória que tem o isolamento social como melhor forma de controle, as igrejas e religiões se viram impelidas a ocupar o espaço virtual, buscando a sobrevivência de seus cultos comunitários. Nesse contexto, o presente ensaio perguntará acerca da possibilidade de uma celebração comunitária em rede, usando a internet como meio. Para tanto, fará a contextualização de conceitos fundamentais como mídia, tecnologia e linguagem, para, então, pensar os elementos do culto on-line: o espaço, o tempo, o rito e a interação. Ao final, analisamos alguns casos de uso de tecnologia na celebração do culto ou serviço religioso, compreendendo como ela contribui para a fundamentação de uma forma de enfrentar os desafios trazidos a nós pela atual pandemia.

 

Leia o artigo <<<Igreja em rede e liturgia on-line: é possível?>>> no Mídia, Religião e Sociedade ou baixe diretamente no <<<site da revista Estudos Teológicos>>>.

Confira outros textos de <<<Júlio Cézar Adam>>> publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

Confira outros textos de <<<Iuri Andreas Reblin>>> publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

Confira outros textos de <<<Marcelo Ramos Saldanha>>> publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

Mídia, Religião e Sociedade
Mídia, Religião e Sociedade
O "Mídia, Religião e Sociedade" se dedica à promoção de conteúdo acadêmico sobre o tema Mídia e Religião. Conheça pesquisadores da área, acesse entrevistas, artigos, livros e teses no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *