Este trabalho objetiva fazer um estudo do perfil do Papa Francisco no Twitter, rede social para troca de informações de até 140 caracteres, utilizada, sobretudo, para disseminar informações. Fazendo um estudo sobre a evolução da Igreja Católica na comunicação eclesial, a partir da relação entre mídia e religião, busca-se compreender como as transformações da cultura midiática, ocorridas ao longo do tempo e os desafios encontrados pela Igreja para se adaptar a tais meios, modificaram às formas de levar a evangelização aos fiéis. O trabalho faz uma análise do conteúdo dos tweets do Papa, aliando tradição católica e a linguagem digital contemporânea. Para esta análise, utilizamos os critérios de Duarte (2015) e Barros (2015). Para a realização deste trabalho também se torna importante mencionar teorias a respeito da cultura midiática e Igreja, mídia e religião e midiatização da religião. Nisso, usaremos teóricos como Puntel (2010), Martino (2016) e Gasparetto (2011). A presente pesquisa contribui para revelar como o Papa Francisco faz uso das redes sociais, a fim de fazer um resgate das tradições da Igreja Católica.
Baixe a monografia <<<Comunicação católica e as novas ferramentas de evangelização: o perfil do papa Francisco no Twitter>>> de Dalila França de Lima.
Confira outros textos de <<<Dalila França de Lima>>> publicados no Mídia, Religião e Sociedade.