Os imaginários sociais são criações coletivas que permitem que os sujeitos se reconheçam e partilhem seu universo simbólico, e que por isso dão liga a uma sociedade. Este processo constante de apropriação e transmissão dos imaginários alimenta e é alimentado, dentre outras fontes, pela mídia. Neste trabalho, nos propomos a identificar como as mídias sociais atuam nesse processo coletivo de reapropriação dos imaginários sobre o sagrado ao permitir que os usuários interajam com o conteúdo compartilhado e também entre si, estimulando a formação de vínculos afetivos. Para fundamentar a compreensão deste processo comunicacional, recorremos às Teorias do Imaginário. A trajetória metodológica inclui um estudo do perfil do Templo de Salomão da Igreja Universal do Reino de Deus no Instagram, por meio de análise iconográfica de fotografias com o maior número de “curtidas”, postadas nos meses posteriores à inauguração, combinada com uma interpretação dos comentários dos fiéis referentes a elas.
Leia o artigo <<< Produzindo o Sagrado pelas mídias sociais: a interação dos fiéis com o templo de Salomão no Instagram >>> por Jênifer Rosa de Oliveira e Magali do Nascimento Cunha completa no blog ou baixe diretamente no site da revista Comunicação e Informação da UFG.
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