Tatiane Milani, Celso Gabatz

Resumo

Desde março de 2013, ao assumir a liderança da Igreja Católica, o Papa Francisco vem demonstrando uma postura aberta e dialogal, deixando clara sua intenção pastoral de evangelização. O que marca o pontificado de Francisco não são os espetáculos, e sim os gestos simples, populares e acolhedores. Nesse cenário, é possível observar que o crescente processo de midiatização afeta as instituições alterando os contratos de leituras com seus interlocutores. O propósito desta abordagem é olhar para os dez posicionamentos do Papa Francisco elencados pelo jornal O Estado de São Paulo, em sua versão digital. Para tanto, faz-se uma reflexão acerca da figura do papa na mídia buscando retratar uma instituição religiosa em particular. Ao estudar uma figura popular como a do Papa Francisco, é possível perceber que a Igreja Católica busca a aproximação estratégica com as mídias na contemporaneidade.

Leia o artigo  <<<O Papa Francisco e a recepção de seus posicionamentos na mídia>>> por Tatiane Milani e Celso Gabatz ou baixe diretamente os anais do I Seminário Internacional de Midiatização e Processos Sociais. O texto vai da página 229 e vai até a 247 do arquivo.

Confira outros textos de <<< Tatiane Milani>>> publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

Confira outros textos de <<< Celso Gabatz>>> publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

 

 

Mídia, Religião e Sociedade
Mídia, Religião e Sociedade
O "Mídia, Religião e Sociedade" se dedica à promoção de conteúdo acadêmico sobre o tema Mídia e Religião. Conheça pesquisadores da área, acesse entrevistas, artigos, livros e teses no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *