31/08/2022
A sociedade vive o boom dos influencers. Há influencers na área cultura, entretenimento, política, economia e também no campo religioso. Os influenciadores religiosos estão criando uma nova forma de se relacionar com a religião. Ao mostrarem curiosidades e aspectos pouco conhecidos de sua fé contribuem para a quebra de preconceitos. Alguns apostam em uma abordagem mais voltada para o ensino da doutrina. Outros adentram nas polêmicas para ganharem notoriedade nas redes. Muitos se tornam referência para os fiéis e sua autoridade construída on-line passa a ser um problema para as instâncias hierárquicas de sua religião.
Para saber mais sobre o tema, o podcast Religião se Discute conversou com as pesquisadoras Dra. Ana Cássia Flores da Rosa e Dra. Patrícia Garcia Costa, que desenvolveram suas pesquisas de doutorado sobre o tema. Patrícia estudou influencers evangélicas, já Ana Cássia abordou em sua tese O Catequista, ligado ao universo católico. Confira no link abaixo o episódio.
Ficou interessado? Confira o link abaixo:
O podcast Religião se discute é uma iniciativa do grupo de pesquisa Midiatização e Interfaces (Minter) vinculado ao curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG-Divinópolis). O objetivo do podcast é constituir um espaço de diálogo sobre o fenômeno religioso a partir de uma linguagem acessível ao público. A primeira temporada teve por tema “intolerância e diálogo” e contou com cinco episódios. A segunda temporada aborda as interfaces da religião com outras temáticas. O projeto é coordenado pelo professor Dr. Marco Túlio de Sousa.