Exibir tudo

Influencers e religião é tema do podcast Religião se Discute

31/08/2022

A sociedade vive o boom dos influencers. Há influencers na área cultura, entretenimento, política, economia e também no campo religioso. Os influenciadores religiosos estão criando uma nova forma de se relacionar com a religião. Ao mostrarem curiosidades e aspectos pouco conhecidos de sua fé contribuem para a quebra de preconceitos. Alguns apostam em uma abordagem mais voltada para o ensino da doutrina. Outros adentram nas polêmicas para ganharem notoriedade nas redes. Muitos se tornam referência para os fiéis e sua autoridade construída on-line passa a ser um problema para as instâncias hierárquicas de sua religião.

Para saber mais sobre o tema, o podcast Religião se Discute conversou com as pesquisadoras Dra. Ana Cássia Flores da Rosa e Dra. Patrícia Garcia Costa, que desenvolveram suas pesquisas de doutorado sobre o tema. Patrícia estudou influencers evangélicas, já Ana Cássia abordou em sua tese O Catequista, ligado ao universo católico. Confira no link abaixo o episódio.

Ficou interessado? Confira o link abaixo:

O podcast Religião se discute é uma iniciativa do grupo de pesquisa Midiatização e Interfaces (Minter) vinculado ao curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG-Divinópolis). O objetivo do podcast é constituir um espaço de diálogo sobre o fenômeno religioso a partir de uma linguagem acessível ao público. A primeira temporada teve por tema “intolerância e diálogo” e contou com cinco episódios. A segunda temporada aborda as interfaces da religião com outras temáticas. O projeto é coordenado pelo professor Dr. Marco Túlio de Sousa.

 

Marco Túlio de Sousa
Marco Túlio de Sousa
Doutor em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), mestre em Comunicação pela UFMG e graduado em Comunicação (Jornalismo) pela UFJF. Criador do grupo "Mídia, Religião e Poder" no facebook e do blog "Mídia, Religião e Sociedade". Desenvolve pesquisas sobre experiência religiosa e mídia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *