Exibir tudo

Habitus e pensamento comunicacional das Igrejas Metodista e Luterana no processo de midiatização

Artigo-Cultura Midiática e Religião
Ricardo Zimmermann Fiegenbaum

RESUMO

Ao analisar, neste artigo, alguns dos documentos oficiais sobre comunicação produzidos no âmbito das igrejas brasileiras Metodista e Evangélica de Confissão Luterana, busca-se observar como o habitus midiático comparece no pensamento comunicacional dessas igrejas, operando sobre os modos como intentam difundir valores, obter visibilidade e estabelecer vínculos. Observa-se que as igrejas reconhecem no midiático um lugar estratégico para realização de seus objetivos, mas procuram subordiná-lo ao habitus religioso. Nesse processo de acomodações, negociações e resistências, que se dá em operações auto e heterorreferentes e que envolve instituições não-midiáticas, midiáticas e atores individuais, as igrejas acabam implicadas na midiatização mais ampla de toda a sociedade.

Leia o artigo <<<Habitus e pensamento comunicacional das Igrejas Metodista e Luterana no processo de midiatização>>> por Ricardo Zimmermann Fiegenbaun ou baixe diretamente no site da Revista Comunicação Midiática.

Confira outros textos de <<<Ricardo Zimmermann Fiegenbaun>>> publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

 

Mídia, Religião e Sociedade
Mídia, Religião e Sociedade
O "Mídia, Religião e Sociedade" se dedica à promoção de conteúdo acadêmico sobre o tema Mídia e Religião. Conheça pesquisadores da área, acesse entrevistas, artigos, livros e teses no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *