Esta pesquisa tem por objetivo analisar sob quais aspectos se dá a interação entre mídia e religião, bem como as tensões ou continuidades que a aproximação do ‘sagrado’ com o ‘profano’ na sociedade midiatizada evoca. Para tal, foram realizados dois grupos de discussão, um formado por pessoas evangélicas e outro formado por pessoas não-evangélicas, para analisar como as atrações gospel exibidas pelo programa Esquenta! – transmitido dominicalmente pela Rede Globo – são ressignificadas pela audiência. Interessou-nos compreender como os conteúdos religiosos deslocados de seu contexto original são reapropriados pelo público. Para efetuar nossa análise, tomamos como referencial teórico os conceitos de cultura gospel e de midiatização, especialmente o conceito de bios midiático, e a discussão sobre secularização proposta por Habermas.
Leia o artigo <<<Entre a Experiência Religiosa e o Entretenimento: ressignificações da música gospel como atração no programa Esquenta!>>> no Mídia, Religião e Sociedade ou baixe diretamente no <<site da revista Comunicologia>>>.
Confira outros textos de <<<Jênifer Rosa de Oliveira>>> publicados no Mídia, Religião e Sociedade.