Sarah Menoya Ferraz

Resumo

O objetivo deste trabalho de mestrado é verificar, segundo os pressupostos teóricos da Análise do Discurso de tradição francesa, o discurso pentecostal do televangelho Vitória em Cristo visando o seu caráter constituinte e analisando as cenas enunciativas que o constitui e, a partir disso, estabelecer relações entre a sua formação discursiva inicial e o seu afastamento e aproximação com outras formações discursivas. O corpus da pesquisa é composto por seis exibições do televangelho em questão. Mobilizam-se os conceitos de Dominique Maingueneau sobre discursos constituintes; ethos e cena da enunciação; citação e destacabilidade; hiperenunciador e o Thesaurus bíblico; comunidade discursiva e posicionamento. Acrescentam-se, em segundo plano, a análise e a descrição dos argumentos usados pelo enunciador segundo os conceitos de Pereleman e Tyteca, inscritos na Teoria da Argumentação, dado que os argumentos são considerados elementos constitutivos da cena enunciativa, dito de outra forma, eles integram a cena que é validada por conta de seus usos. Dentre as principais ocorrências indicadas na observação dos dados analisados estão: um discurso do pentecostalismo clássico que se aproxima da formação discursiva neopentecostal, o uso de argumentos em relação ao que se conhece sobre um auditório com pouca escolaridade e de baixo nível social e a transformação do discurso pela sua acomodação à sociedade contemporânea.

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