Exibir tudo

Catolicismo midiático, juventude e testemunho: uma análise do programa PHN da TV Canção Nova

Dissertação - Internet e Religião
Virginia Diniz Ferreira

Resumo

A evolução da sociedade dos meios para sociedade midiatizada fez com que as práticas de sentido alterassem as formas de estabelecimento de práticas sociais (FAUSTO NETO, 2008). Assim, o campo religioso altera seus modos de funcionamento em função de lógicas midiáticas (BORELLI, 2010a) e o catolicismo midiático é percebido como fenômeno, na apropriação midiática feita pelo movimento carismático. Entre as emissoras católicas, ganha destaque a TV Canção Nova (CN), pelo aporte tecnológico e o investimento em plataformas e mídias. Ela integra esse contexto de alteração das práticas religiosas, em virtude da transformação gerada por estar presente nos acontecimentos que povoam o processo de midiatização da sociedade (FLORES, 2010; GASPARETTO, 2009) e realiza a propagação do discurso religioso, a partir das mídias. Dito isso, a presente pesquisa aborda o processo de midiatização da sociedade (VERÓN, 1997) e suas incidências sobre as práticas midiáticas realizadas por emissoras católicas carismáticas, que emergem do catolicismo midiático (CARRANZA, 2011). Desta forma, problematiza-se: de que modo o Programa PHN (Por Hoje Não Vou mais Pecar) utiliza as estratégias de modo de endereçamento para se direcionar ao público jovem e o conduzir a uma possível adesão à fé? Realiza-se uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e interpretativo, dividida em três fases: Primeira, escolha do corpus, no depositório dos programas da emissora, no YouTube, Canção Nova Play, com 70 edições, do dia 02/02/2016 a 03/10/2017. Como estratégia complementar, fez-se uma observação participativa durante produção e gravação do programa, realizada em 30/06/2017, na TV CN, que auxiliou na identificação dos conteúdos preferidos pelo público, mídias consumidas, perfil do público PHN. Na segunda fase, elegeu-se cinco programas, seguindo os critérios de apresentadores (oficial e substitutos) e cenários (externa e estúdio); categorizou-se os temas abordados pelo programa e se fez a seleção da mostra das cinco edições para análise final, referentes aos dias: 12/01/2016; 16/02/2016; 16/04/2016; 30/08/2016 e 20/09/2016. Na terceira e última fase, realizou-se a análise dos modos de endereçamento (GOMES I., 2011), para alcançar os objetivos e responder às questões: como o programa se estrutura, quais as estratégias utilizadas pela produção para fidelizar e capturar o público fiel jovem e que tipo de fiel é constituído a partir do programa. O estudo evidencia que o testemunho (PUNTEL, 2005) é a base estrutural do programa e serve de estratégia de contato (FAUSTO NETO, 2004) para proposta de adesão da fé aos jovens, emergindo na linguagem do catolicismo midiático carismático.

Leia a dissertação <<<Catolicismo midiático, juventude e testemunho: uma análise do programa PHN da TV Canção Nova>>> no Mídia, Religião e Sociedade ou baixe diretamente no <<<repositório institucional da UFSM>>>.

Confira outros textos de <<<Virginia Ferreira Diniz>>> publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

Mídia, Religião e Sociedade
Mídia, Religião e Sociedade
O "Mídia, Religião e Sociedade" se dedica à promoção de conteúdo acadêmico sobre o tema Mídia e Religião. Conheça pesquisadores da área, acesse entrevistas, artigos, livros e teses no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *