Patrícia Ferreira e Silva
RESUMO
Os estudos sobre religiosidade no Brasil tem revelado, nos últimos anos, a importância da internet para grupos religiosos, interessados nas oportunidades de convivência, na troca de informações e conhecimentos litúrgicos, na oferta de serviços, na captação e conversão de novos adeptos, no combate a outras denominações e na articulação política inter-religiosa. Eles evidenciam a grande diversificação dos usos religiosos que se pode atribuir aos meios digitais, resignificando no ciberespaço a transmissão do sagrado segundo as especificidades das distintas religiosidades. No entanto, este campo de observação e de estudos tem se voltado especialmente para a análise de grupos hegemônicos no mercado religioso on-line brasileiro, como católicos, evangélicos e espíritas, em detrimento da participação de grupos minoritários. O objetivo do presente trabalho, nesse sentido, é contribuir para avançar nessa área ainda pouca explorada das pesquisas sobre a presença das religiões afro-brasileiras no ciberespaço e ressaltar as ligações desse fenômeno com as recentes disputas no interior do campo afro-religioso brasileiro, em especial, dentro do grupo de tradição iorubá.