Maurício Ferreira Santana

Resumo

Tendo como ponto de partida o principal fundamento umbandista (“Umbanda é a manifestação do espírito para a caridade”), que se estrutura dentro de um processo comunicacional da própria religião, composta pelos atores entidade, médium e consulente, analisamos a forma como este fundamento se reconfigura no espaço virtual da prática litúrgica online utilizando como objeto de estudo dois canais da plataforma YouTube (“Adérito Simões” e “Umbanda Ensino à Distância”); através de nossa observação aos vídeos intitulados como “gira online” notamos que não há a prática da incorporação, o que indica uma ruptura do processo comunicacional imbricado com o fundamento mencionado acima indicando uma reconfiguração tanto na comunicação “um para um”, caracterizada pelo atendimento / aconselhamento individual, bem como na prática da caridade através do passe coletivo pelo “axé”, importante elemento da religiosidade segundo Muniz Sodré. Utilizamos também como arcabouço teórico para este estudo Mircea Eliade (espaço sagrado) e Stig Hjarvard (mediatização).

Leia o artigo <<<Emulação da liturgia umbandista nas giras online>>> no Mídia, Religião e Sociedade ou baixe diretamente  <<<portal da revista Tropos>>>.

Confira outros textos de <<<Maurício Ferreira Santana>>> publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

Mídia, Religião e Sociedade
Mídia, Religião e Sociedade
O "Mídia, Religião e Sociedade" se dedica à promoção de conteúdo acadêmico sobre o tema Mídia e Religião. Conheça pesquisadores da área, acesse entrevistas, artigos, livros e teses no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *