Esta pesquisa se refere à investigação de um campo surgido na interface entre mídia e religião e tem por objetivos apontar os mecanismos discursivos acionados por algumas lideranças religiosas em suas pregações em programas abertos de televisão, além de compreender as possíveis similitudes e diferenças desses mecanismos. Esse contato entre campos simbólicos aparentemente distintos (FOUCAULT, 1979; BOURDIEU, 1989) permite a reconfiguração de ambas as esferas, a religiosa e a midiática (ASSMANN, 1986, CUNHA, 2002, 2007), considerando o sujeito em questão, fiel, inserido na concepção neoliberal (DARDOT; LAVAL, 2016). Assim, utilizou-se a Análise de Discurso de filiação Francesa, no que diz respeito, sobretudo, aos conceitos de formação discursiva, enunciado e cena enunciativa e formação de sentido (ORLANDI, 1987, 1996, 2005, 2009; MAINGUENEU, 2015) a fim de analisar os referidos discursos proferidos pelos líderes religiosos, quais sejam, Divaldo Pereira Franco, espírita; Valdemiro Santiago, neopentecostal; e Padre Marcelo Rossi, católico em seus programas, respectivamente, “Conversando com Divaldo”, “culto Dominical do Poder de Deus” e “Santa Missa com Padre Marcelo”. Considerou-se, também, os dizeres estruturantes não-verbais, como gestual, vocal e movimentação de câmera, no intuito de melhor compreender o discurso em seu contexto televisivo. Os levantamentos apontam para núcleos discursivos em comum, principalmente quando se observam as possibilidades midiáticas, e para certos desvios discursivos, ao se atentar para o caráter religioso inerente a cada programa em questão.
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