Ricardo Rodrigues de Assis

Resumo

Esta pesquisa se refere à investigação de um campo surgido na interface entre mídia e religião e tem por objetivos apontar os mecanismos discursivos acionados por algumas lideranças religiosas em suas pregações em programas abertos de televisão, além de compreender as possíveis similitudes e diferenças desses mecanismos. Esse contato entre campos simbólicos aparentemente distintos (FOUCAULT, 1979; BOURDIEU, 1989) permite a reconfiguração de ambas as esferas, a religiosa e a midiática (ASSMANN, 1986, CUNHA, 2002, 2007), considerando o sujeito em questão, fiel, inserido na concepção neoliberal (DARDOT; LAVAL, 2016). Assim, utilizou-se a Análise de Discurso de filiação Francesa, no que diz respeito, sobretudo, aos conceitos de formação discursiva, enunciado e cena enunciativa e formação de sentido (ORLANDI, 1987, 1996, 2005, 2009; MAINGUENEU, 2015) a fim de analisar os referidos discursos proferidos pelos líderes religiosos, quais sejam, Divaldo Pereira Franco, espírita; Valdemiro Santiago, neopentecostal; e Padre Marcelo Rossi, católico em seus programas, respectivamente, “Conversando com Divaldo”, “culto Dominical do Poder de Deus” e “Santa Missa com Padre Marcelo”. Considerou-se, também, os dizeres estruturantes não-verbais, como gestual, vocal e movimentação de câmera, no intuito de melhor compreender o discurso em seu contexto televisivo. Os levantamentos apontam para núcleos discursivos em comum, principalmente quando se observam as possibilidades midiáticas, e para certos desvios discursivos, ao se atentar para o caráter religioso inerente a cada programa em questão.

Leia o artigo <<<Análise de discurso religioso: mecanismos acionados por líderes religiosos nas pregações em programas de televisão>>> no Mídia, Religião e Sociedade ou baixe diretamente no <<repositório institucional da UFJF>>>.

Confira outros textos de <<<Ricardo Assis>>> publicados no Mídia, Religião e Sociedade.

Marco Túlio de Sousa
Marco Túlio de Sousa
Doutor em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), mestre em Comunicação pela UFMG e graduado em Comunicação (Jornalismo) pela UFJF. Criador do grupo "Mídia, Religião e Poder" no facebook e do blog "Mídia, Religião e Sociedade". Desenvolve pesquisas sobre experiência religiosa e mídia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *