Exibir tudo

A mediatização do campo religioso: esboço de uma síntese possível

Este texto delineia alguns aspectos da mediatização da religião, focalizando as particularidades desse processo no que Bourdieu denomina “campo religioso”. A partir de pesquisa bibliográfica e observação de campo, realizada de maneira descontínua desde 1998, o texto sugere que o processo de mediatização se articula com algumas das práticas centrais do campo religioso em pelo menos três dimensões: (a) proporcionando uma diferenciação entre “religião” e “religiosidades” mediadas; (b) interferindo nas dinâmicas internas do campo religioso, sobretudo em sua lógica concorrencial; (c) entre a mediatização do campo religioso e a relação com o campo político e com as empresas de comunicação.

Leia online o texto completo clicando <<<aqui>>>.

Confira outros textos de Luís Mauro Sá Martino publicados no Mídia, Religião e Sociedade clicando <<<aqui>>>.

Conheça os outros textos que compõem o dossiê da revista Comunicação e Informação sobre Comunicação e Religião clicando <<<aqui>>>.
Mídia, Religião e Sociedade
Mídia, Religião e Sociedade
O "Mídia, Religião e Sociedade" se dedica à promoção de conteúdo acadêmico sobre o tema Mídia e Religião. Conheça pesquisadores da área, acesse entrevistas, artigos, livros e teses no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *