Este é um livro plural. Essa afirmação deve-se ao conteúdo que reconhece as múltiplas linguagens pelas e com as quais nós humanos nos comunicamos. Diz respeito também à compreensão, contida nestas páginas, acerca da diversidade de religiões e de experiências religiosas pelas e com as quais seres humanos experimentam o sagrado. E a pluralidade presente neste livro está contida também nos capítulos que compõem um instigante mosaico de temas de pesquisa que relacionam o fenômeno da comunicação humana e suas linguagens às religiões. Referir-se às linguagens não é referir-se somente à fala, à articulação do pensamento por meio de uma língua. As linguagens são o que o ser humano pode comunicar, tornar comum — o dito e o não dito. Por isso, as linguagens são um sistema que reúne tudo o que faz sentido para o ser humano: a fala, a língua, os gestos, os sinais e os símbolos, a arte e mesmo o silêncio. […] Tudo isso encontra relação forte quando o tema que se coloca são as religiões. Afinal, como afirma o sociólogo Enzo Pace, “religião é comunicação”: é um sistema e um poder de comunicação que instiga reflexões as mais diversas, dadas as multiplicidades de linguagens que permeiam a experiência religiosa. Por isso oferecemos esta obra, como uma contribuição aos estudos que relacionam comunicação, linguagem e religiões, reunindo pesquisas de estudiosos de diferentes regiões do Brasil e do exterior vinculados ao Grupo de Pesquisa Comunicação e Religião/Grupos de Estudos Mídia, Religião e Cultura, da INTERCOM (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação). As pesquisas estão substancializadas neste livro na forma de capítulos, distribuídas em quatro eixos temáticos: cultura, ideologia, mídias e análise do discurso.
Sumário
Apresentação 8
Autores 429
PARTE 1: LINGUAGENS, RELIGIÕES E CULTURA
1) SINCRONIA E DIACRONIA NOS PROCESSOS COMUNICATIVOS RELIGIOSOS EM CONTEXTOS INTERCULTURAIS: A DEVOÇÃO MARIANA À APARECIDA – 21
Flavia Gabriela da Costa Rosa, Jorge Miklos, Ronivaldo Moreira de Souza
2) A CIRCULAÇÃO TRANSNACIONAL DAS TÉCNICAS DO CRER. O CASO DAS IGREJAS EVANGÉLICAS BRASILEIRAS DE LISBOA – 36
Camila Arêas
3) CULTURA DO ENCONTRO E CAPACIDADE DE ESCOLHA: PERSPECTIVAS SOBRE AS MENSAGENS DO PAPA FRANCISCO PARA O DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS, ENTRE OS ANOS DE 2014 A 2018 – 65
Joana T. Puntel, Luís Henrique Marques
4) O TARÔ COMO LINGUAGEM IMAGÉTICA E REPRESENTAÇÃO SIMBÓLICA – 91
Kelma Mazziero
5) COMUNICAR A ESPERANÇA: ANÁLISE DAS CELEBRAÇÕES DAS EXÉQUIAS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA COMUNICACIONAL – 114
Lindolfo Alexandre de Souza
PAR TE 2: LINGUAGENS, RELIGIÕES E IDEOLOGIA
7) IMAGINÁRIO DO INIMIGO E PÂNICO MORAL NAS NOTÍCIAS DO PORTAL GOSPEL MAIS: OS CASOS DA EXPOSIÇÃO QUEERMUSEU E DA PERFORMANCE LA BÊTE – 133
Magali do Nascimento Cunha, Carlos Eduardo Bertin, Ricardo Costa Alvarenga
8) EXCOMUNICAÇÃO: NOVOS MODOS DE INTOLERÂNCIA INTRARRELIGIOSA EM TEMPOS DE MIDIATIZAÇÃO DIGITAL – 151
Moisés Sbardelotto
9) COMO OVELHAS NO REINO DE DEUS – SACRIFÍCIO, DINHEIRO E MARKETING COMO ENGRENAGENS DE UMA IGREJA-EMPRESA – 181
Andréa Basílio Da Silva Chagas, Dolores Cristina Gomes Galindo
10) CARISMA OU DIPLOMACIA: COBERTURA DA IMPRENSA BRASILEIRA E ITALIANA SOBRE ATUAÇÃO DO PAPA FRANCISCO NA REAPROXIMAÇÃO ENTRE EUA E CUBA – 203
Adilson Rodrigues da Nóbrega, Luís Celestino de França Júnior
11) A CIRCULAÇÃO DOS DISCURSOS DE ÓDIO BIOPOLÍTICO E INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NAS REDES SOCIAIS – 222
Aline Dalmolin
12) NOSSA SENHORA E OS CORPOS CELESTES: A TRADIÇÃO IMAGÉTICA CATÓLICA NO MUNDO DA MODA E DAS CELEBRIDADES – 239
Patricia S. Machado
PARTE 3 LINGUAGENS, RELIGIÕES E MÍDIAS
13) CONSUMO DE FICÇÃO SERIADA POR JOVENS ADVENTISTAS: A RESSIGNIFICAÇÃO DO DISCURSO RELIGIOSO NAS PRÁTICAS DO COTIDIANO – 263
Allan Novaes, Lizbeth Kanyat
14) CATÓLICOS HIPERMODERNOS: A TRANSFORMAÇÃO DE MÚSICAS SECULARES EM RELIGIOSAS NO YOUTUBE – 283
Daniel Aloisio dos Santos Silva
15) A SOMBRA DA FLORESTA SE FEZ MITO – O BOTO E O MALANDRO DA UMBANDA NA ENCRUZILHADA DO CINEMA – 299
Douglas Junio Fernandes Assumpção, Hertz Wendel de Camargo
16) TRANSCOMUNICAÇÃO INSTRUMENTAL: USOS E ATRIBUIÇÕES DE SENTIDO ÀS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO NA CRENÇA DA INTERAÇÃO COM OS MORTOS – 321
Brunella Lago Velloso
17) JOVENS YOUTUBERS EVANGÉLICAS: CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA E SUBJETIVIDADES ON-LINE – 350
Patrícia Garcia Costa
18) VIDEOCLIPE E O TRANSE RELIGIOSO: IDENTIDADES E RESSIGNIFICAÇÕES DO SER EVANGÉLICO – 370
Rodrigo Follis, Flávia Medeiros
PARTE 4 ESTUDOS DE APLICAÇÃO EM ANÁLISE DO DISCURSO
19) A IDEOLOGIA DE MERCADO E A RELIGIÃO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DE PERCEPÇÕES DO CENÁRIO EVANGÉLICO BRASILEIRO – 388
Éder Wilton Gustavo Felix Calado, Larissa Sigulo Freire
20) ESTUDO DO GÊNERO DISCURSIVO ORAL PREGAÇÃO RELIGIOSA – 402
Letícia Jovelina Storto
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