Antônio Houaiss aponta que em latim, praesens, origem da palavra presente, significava que estava a vista, que assiste e que no século XIII, o termo adquire a conotação daquilo que se oferece a outrem.
Ambos os significados, a nosso ver, compreendem o livro que aqui se consubstancia. Simultaneamente, põe-se à mostra o resultado de vinte anos de esforços no sentido de buscar profundidade na compreensão sobre o problema da comunicação contemporânea em suas mais variadas manifestações, assim como tal reflexão é também oferecida tanto para os estudiosos desta complexa, vasta e importante área do conhecimento quanto aqueles que compreendem a pertinência da comunicação na estruturação atual do mundo contemporâneo.
Com tal espírito, organizamos o presente-livro buscando a contribuição de uma pequena gama de pesquisadores dentre aqueles que participaram – nos últimos 20 anos – da fundação, construção e consolidação do CISC – Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia, grupo de pesquisas fundado e liderado por Norval Baitello Jr. e vinculado à PUC-SP.
Os textos aqui apresentados denotam a capilaridade das questões relacionadas à comunicação, imbricada nos ambientes do trabalho, no espaço de nossas moradias e cidades, nos movimentos sociais, na religião, na moda, nos jornais, nas rádios, na internet e em diversas outras manifestações de nossa sociedade. Ao mesmo tempo, possibilitam a percepção da consistência teórica que os une, desenvolvida em intercâmbio com pesquisadores de diversas e importantes Universidades do Brasil e do exterior.
Considerando o alinhamento teórico que une os trabalhos aqui apresentados, buscamos, com a organização dos capítulos, evidenciar vínculos de proximidade dentre os temas abordados, fruto do trabalho dos pesquisadores em interação com a fundamentação que os amalgama.
Assim, os textos foram organizados a partir de subdivisões já consolidadas no âmbito da pesquisa do Grupo: Cultura, Imagem e Mídia. A estes três grupos, julgamos pertinente acrescentar um quarto, ao qual denominamos Memória em razão da apresentação, no corpo do texto, de informações de caráter histórico entremeadas à pesquisa ali explicitada. Diante do fato gerador deste livro – a comemoração dos 20 anos do CISC – consideramos o possível interesse do leitor em obter os detalhes não exatamente vinculados às pesquisas, mas também ao ambiente em que floresceram.
A exceção, óbvia, a esta regra se dá com relação ao texto de Norval Baitello Jr.. Seu trabalho como professor, orientador e líder do grupo de pesquisa, não só dialoga com os temas propostos para a subdivisão das partes deste livro, como influenciou o pensamento e a pesquisa dos autores aqui reunidos. Neste contexto, o destaque não é somente a instituição do devido valor de crédito, mas também uma estratégia para facilitar ao leitor não somente o estabelecimento de relações entre este e todos os outros capítulos que aqui reunimos, mas também a compreensão de sua dimensão e importância não somente para os pesquisadores do grupo, mas para todo o pensamento sobre Comunicação. Assim sendo, julgamos pertinente apresentá-lo de início com a intenção de facilitar a formação de laços posteriores, com a leitura dos demais textos. Concluindo, retornando ao tema do presente-livro ou livro-presente, esperamos com este trabalho o estabelecimento de vínculos que perdurem. Um brinde a todos.
SUMÁRIO
9 Sobre o livro
11 A Ciência dos vínculos Norval Baitello Junior
PARTE I CULTURA
29 A PEDRA E A ESCRITA: Escavações na mídia secundária Denize Dall’ Bello
43 FÉ NA MÍDIA: Um estudo das imagens técnicas (TV Record) como estratégia de comunicação e sobrevivência da Igreja Universal do Reino de Deus Heinrich Fonteles
57 CIBER-RELIGIÃO: O sacrifício do corpo na cibercultura Jorge Miklos
75 DISCURSO, IDENTIDADE E IMAGEM. Uma perspectiva semiótica da cultura da comunicação nas Organizações IASBECK Luiz Carlos Assis
89 IMAGENS PROFANAS NA SAGRADA MÍDIA? IMAGENS SAGRADAS NA MÍDIA PROFANA? A televisão católica no Brasil e seus desafios Marlson Assis de Araújo
111 COMUNICAÇÃO INTERNA NA EMPRESA E LOUCURA CORPORATIVA: Um estudo de caso Mônica Maria Martins de Souza
125 COMUNICAÇÃO DOS CINCOS SENTIDOS NOS ESPAÇOS CULTURAIS Viviane Panelli Sarraf
PARTE II IMAGEM
141 IMAGEM CULTO, IMAGEM E MÍDIA: O espaço e o tempo da religiosidade contemporânea Alberto Klein
153 O CONCEITO DE IMAGEM TÉCNICA NA COMUNICOLOGIA DE VILÉM FLUSSER Alex Florian Heilmair
167 A INVISIBILIDADE DAS IMAGENS Simulação, fantasia e realidade do mundo visível Alexandre Costa
181 “ADULTESCÊNCIA” E IMAGEM O emergir do “puer aeternus” nos meios de comunicação Andréia Perroni Escudero
193 COLEÇÕES DE IMAGENS FLUTUANTES: Álbuns fotográficos digitais on-line Camila Lopes Garcia
207 IMAGENS ERRANTES: A comunicação nos têxteis do mercado global Carol Garcia
219 NOSSAS PROTOIMAGENS Claudia Leão
231 O ROSTO E A ROUPA: Uma leitura dos outdoors de moda em ambientes urbanos Cláudia Maria Busato
251 STICKERS: A exibição das imagens entre o urbano e o virtual Diogo Andrade Bornhausen
265 NENHUM GESTO SEM PASSADO, NENHUMA IMAGEM SEM UM GESTO Elisabeth Leone Gandini Romero
277 MASCULINOS Mário Queiroz
285 DE BABEL À CIDADE DO CÉU: A vertical, do mito à imagem Maurício Ribeiro da Silva
303 A EXPOSIÇÃO COMO MEDIUM SPRICIGO Vinicius Spricigo
PARTE III MÍDIA
315 DUELO DE IMAGENS E PALAVRAS: O “acordo” do Cinturão Verde de Cianorte e a cobertura dos jornais impressos locais e estaduais Aida Franco de Lima
327 O JOGO DAS IMAGENS DO ESPORTE Reflexão sobre as relações imagéticas entre megaeventos esportivos e economia simbólica Anderson Gurgel Campos
339 O PROTESTO COMO MÍDIA, NA MÍDIA E PARA A MÍDIA: A visibilidade da reivindicação Denise Paiero
349 GLOBO REPÓRTER: Imagens veladas da natureza Edson Capoano
361 AI, SE EU TE PEGO! A Canção Como Sintoma da Instantaneidade Midiática Heloísa de A. Duarte Valente
381 PROGRAMA DE AUDITÓRIO RADIOFÔNICO: Ambiente de vinculação e sinestesia Júlia Lúcia de Oliveira Albano da Silva
395 DA TEORIA DA COR-INFORMAÇÃO AO MODELO ONTOGÊNICO DAS CORES: Um Percurso de Investigação sobre as Cores no Jornalismo Luciano Guimarães
411 MIMESE E MÍDIA Novas formas de mimese ou uma consciência hipnógena? Malena Segura Contrera
427 TELEVISÃO E IMAGINÁRIO INFANTIL: O fenômeno Xuxa Maria Julianna Formiga Moura Sinval
439 O ENGANO MIDIÁTICO O papel dos meios de comunicação internacionais na construção social Marina Quevedo
455 O CARÁTER ORACULAR DA MÍDIA: O alento à angústia humana diante do porvir Nádia Lebedev
469 O HOMEM-PLACA E O PIXMAN: uma análise de duas ferramentas que utilizam o corpo como suporte midiático Rodrigo Daniel Sanches
PARTE IV
485 MEMÓRIA VÍNCULOS SONOROS E ECOLOGIA DA COMUNICAÇÃO José Eugênio de Oliveira Menezes
501 COMUNICAÇÃO E IMPERMANÊNCIA: Por uma Antropologia da Mídia Milton Pelegrini
517 VOZ E SIGNOS DE RENOVAÇÃO PERIÓDICA NO RÁDIO Mônica Rebecca Ferrari Nunes
529 DE CAJAS NEGRAS Y BASURAS Victor Silva Echeto
BIOGRAFIAS
Baixe gratuitamente o livro <<<CISC 20 ANOS: Comunicação, cultura e mídia>>> organizado por Jorge Miklos, Diego Andrade Bornhausen e Mauricio Ribeiro da Silva ou acesse diretamente na página do CISC.