Moisés Sbardelotto
RESUMO
Este artigo busca aprofundar a reflexão sobre o fenômeno da comunicação contemporânea em sua interface com o culto cristão a partir do conceito de “midiatização da religião”. Para isso, fazse um resgate conceitual e uma revisão crítica do conceito, destacando algumas lógicas presentes em estudos da relação mídia e religião (dependência, influência, subserviência, prepotência) e algumas perspectivas de análise (manipulação, institucionalização, mercantilização). Em seguida, reflete-se sobre a midiatização em geral e especificamente a midiatização digital da religião, especialmente a partir do desenvolvimento das redes digitais. Argumenta-se que, desse processo, emerge uma “religião pública”, marcada por um poder simbólico compartilhado socialmente, mediante experimentação religiosa, que desloca o papel central das instituições eclesiais no estabelecimento de crenças e práticas e na configuração do culto cristão na sociedade contemporânea. Como conclusão, defende-se que as mudanças nas relações de sentido religioso impulsionam a transformação progressiva e gradual da concepção social do cristianismo e do culto cristão.
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