A pesquisa trata das relações comunicativas constituídas no Portal Canção Nova. Reflete acerca do fenômeno da cibercultura na sociedade atual e de alguns de seus desdobramentos referentes à possibilidade de criação de vínculos sociais por meio da internet, e mais especificamente por meio de um portal religioso.
O estudo tem como questões centrais: é possível estabelecer vínculos no ambiente da cibercultura? Caso seja possível, qual a natureza e o que favorece esses vínculos no Portal Canção Nova? Como se constitui a criação e a manutenção dos vínculos religiosos nas práticas de filiação às comunidades virtuais?
O objetivo central foi investigar como se dá o estabelecimento de vínculos comunicativos, sua criação e manutenção na cibercultura, nas práticas de filiação às comunidades virtuais religiosas, especificamente na comunidade do portal Canção Nova. Trata-se de uma pesquisa qualitativa/descritiva que se baseou em estratégias de análises documental e de conteúdo. O referencial teórico da pesquisa utilizou como alicerces conceituais de “vínculos comunicativos” as obras dos professores Norval Baitello Júnior, Malena Segura Contrera, José Eugênio de Menezes e Boris Cyrulnik. No âmbito das ciências da comunicação, a pesquisa buscou alicerce em Edgar Morin, Harry Pross, Vilém Flusser, Bóris Cyrulnilk e Norval Baitello. O pensamento de Rubem Alves, Mircea Eliade, Zygmunt Bauman, Eugênio Trivinho e Jorge Miklos compõe do mesmo modo o quadro de referência para a investigação.
Leia a dissertação <<< Portal Canção Nova: Vínculos Comunicativos na Cibercultura>>> por Dora Deise Stephan Moreira no Mídia, Religiao e Sociedade ou baixe no site da Universidade Paulista.
Confira outros <<< Glaucya Stela Candido Tavares>>> publicados no Mídia, Religião e Sociedade.