Exibir tudo

Sobre o discurso neopentecostal e suas inscrições midiáticas: estudo de caso sobre um programa televisivo

Marco Túlio de Sousa
RESUMO
O objetivo deste trabalho consistiu em tentar identificar as estratégias argumentativas e os discursos que atravessam um programa de televisão de cunho religioso. Como objeto de análise tomamos o “Show da Fé” apresentado pelo missionário RR Soares de segunda a sábado em horário nobre na Rede Bandeirantes, uma das maiores do Brasil. Dois programas foram analisados tendo como referencial teórico-metodoló- gico a Análise de Discurso francesa e a Teoria da Argumentação. A análise discursiva que permite trabalhar com diversas materialidades (texto, corpo e imagem) se restringiu nesta pesquisa ao âmbito da fala de pastores e fieis, com foco no missionário RR Soares, que apresenta o programa. Dessa forma, separamos conjuntos de enunciados em blocos de famílias parafrásticas que nos permitiram observar as formações discursivas existentes, bem como a predominância de alguns elementos retóricos em relação a outros. Procuramos de igual modo identificar como os recursos midiáticos televisivos são (ou não) apropriados pela Igreja Internacional da Graça. Por fim, interrogamo-nos se a associação do tipo de mensagem veiculada por esta denominação a um meio de comunicação de grande abrangência na sociedade brasileira favorece o que alguns autores chamam de “re-encantamento” do mundo.

Leia Online o texto completo clicando <<<aqui>>>

Confira outros textos do autor clicando <<<aqui>>>

Marco Túlio de Sousa
Marco Túlio de Sousa
Doutor em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), mestre em Comunicação pela UFMG e graduado em Comunicação (Jornalismo) pela UFJF. Criador do grupo "Mídia, Religião e Poder" no facebook e do blog "Mídia, Religião e Sociedade". Desenvolve pesquisas sobre experiência religiosa e mídia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *