A revista Tropos publicou o dossiê Mídia, Religião e religiosidade na era digital. O número especial é resultado de uma parceria da revista com o Mídia, Religião e Sociedade e contou como editores convidados os professores Marco Túlio de Sousa (Universidade do Estado de Minas Gerais), Mihaela-Alexandra Tudor (Université Paul Valéry de Montpellier 3) e Giulia Evolvi (Universidade Erasmus de Roterdã). São 20 textos, dentre eles 18 artigos, uma entrevista exclusiva com o professor Dr. Stefan Bratosin e uma resenha do livro La Médiatisation – Nouveaux défis pour les sciences et la societé. A revista recebeu contribuições em inglês, português e francês.

Confira abaixo a lista de trabalhos, autores. Para acessar os textos é só clicar nos títulos dos textos:

1 – APRESENTAÇÃO: MÍDIA, RELIGIÃO E RELIGIOSIDADE NA ERA DIGITAL

Marco Túlio De Sousa, Mihaela-Alexandra Tudor, Giulia Evolvi

 

1 – INTRODUCTION: MEDIA, RELIGION AND RELIGIOSITY IN THE DIGITAL AGE

Marco Túlio De Sousa, Mihaela-Alexandra Tudor, Giulia Evolvi

 

2 – ENTREVISTA – MÉDIATISATION, SPIRITUALISATION DE L’ESPACE PUBLIC ET POST-NÉO-PROTESTANTISME: ENTRETIEN AVEC STEFAN BRATOSIN

Marco Túlio De Sousa

 

3 – IMAGINÁRIO TECNOLÓGICO E A RELIGIOSIDADE DAS REDES DIGITAIS

Carlos Eduardo Souza Aguiar

 

4 – EMULAÇÃO DA LITURGIA UMBANDISTA NAS GIRAS ONLINE

Maurício Ferreira Santana

 

5 – VELA VIRTUAL COMO MATERIALIDADE DA FÉ: CULTURA DIGITAL E MANUTENÇÃO/TRANSFORMAÇÃO DE SÍMBOLOS RELIGIOSOS

Juliana de Souza, Juliana Simões Bolfe, Mônica Cristine Fort

 

6 – PRÁTICAS RELIGIOSAS DIGITAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Moisés Sbardelotto

 

7 – OS GAMES NO DISCURSO ADVENTISTA: BREVE ANÁLISE DE PUBLICAÇÕES E DOCUMENTOS ECLESIÁSTICOS

Allan Novaes, Erick Lima

 

8 – MÍDIA E RELIGIÃO: A TECITURA ECOSSISTÊMICA DO PASTOR PENTECOSTAL JACINTO MANTO NA INTERNET

William Costa da Silva

 

9 – REPRESENTAÇÕES DO SOFRIMENTO NO DISCURSO DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS: UMA ANÁLISE DOS MODELOS NARRATIVOS UTILIZADOS PARA TRATAR O SOFRIMENTO EM TEXTOS PUBLICADOS NO SITE OFICIAL DA IGREJA

Tiago Franco de Paula

 

10 – O PASTOR DE INTERNET E A MIDIATIZAÇÃO DIGITAL DA RELIGIÃO

Odlinari Ramon Nascimento da Silva, Luciana Miranda Costa

 

11 – A INTERSECÇÃO ENTRE DESINFORMAÇÃO, RELIGIÃO E PANDEMIA: A ATUAÇÃO DE CANAIS RELIGIOSOS NO YOUTUBE NO CONTEXTO DA COVID-19

Michele Goulart Massuchin, Marcela Barba Santos

 

12 – MORMONISM AS MEME IN GOVERNMENT-SPONSORED INFORMATION OPERATIONS ON TWITTER

Spencer Greenhalgh

 

13 – O NÃO VOTO EM NOME DA FÉ: SILAS MALAFAIA E O 2º TURNO DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2020

Emanuel Freitas da Silva, Kerolaine de Castro Oliveira

 

14 – O JIHAD MIDIÁTICO DO ESTADO ISLÂMICO: FORMAS DE TENSIONAMENTO DA IDENTIDADE MUÇULMANA NA EUROPA

Hannah Romã Bellini Sarno

 

15 – OS SENTIDOS DO VÉU NO ATIVISMO ONLINE DO MOVIMENTO MY STEALTHY FREEDOM

Luiza Müller

 

16 – NEM TODO EVANGÉLICO É BROADCASTING (E CONSERVADOR): PROTAGONISMO RELIGIOSO E A CONSTRUÇÃO DA VISIBILIDADE PELO ANTAGONISMO

Carolina Falcão

 

17 – CONFIGURAÇÕES DIGITAIS DA CONTRAHEGEMONIA ESPÍRITA: UMA CARTOGRAFIA DOS COLETIVOS PROGRESSISTAS E DE ESQUERDA NO ESPIRITISMO BRASILEIRO

Luiz Signates, João Damásio

 

18 – THE PERCEPTION OF THE INFLUENCE OF FILMS ON SPIRITUALITY. MOVING TOWARDS A CULTIVATION THEORY PERSPECTIVE

Carlos Souza Magalhães

 

19 – A COTA É POUCA E O CORTE É FUNDO: ANALISANDO O VIDEOCLIPE PRA QUE ME CHAMAS? DE XÊNIA FRANÇA PELO CANDOMBLÉ, CULTURA IORUBA E MULHERISMO AFRICANA

Rafael Pinto Ferreira de Queiroz

 

20 – FICÇÃO SERIADA INFANTOJUVENIL E RELIGIÃO: QUESTÕES SOBRE DISCURSO E NARRATIVA NA WEBSÉRIE -10 | A VIDA NÃO É UM JOGO (FELIZ7PLAY)

João Paulo Hergesel, Míriam Cristina Carlos Silva, Isabella Pichiguelli

 

21 – RESENHA – MIDIATIZAÇÃO: UMA IDEIA PARA O FUTURO QUE DESVELA O PRESENTE

Eduardo Ruedell

 

 

Marco Túlio de Sousa
Marco Túlio de Sousa
Doutor em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), mestre em Comunicação pela UFMG e graduado em Comunicação (Jornalismo) pela UFJF. Criador do grupo "Mídia, Religião e Poder" no facebook e do blog "Mídia, Religião e Sociedade". Desenvolve pesquisas sobre experiência religiosa e mídia.

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