Exibir tudo

Revista Tropos anuncia chamada para dossiê sobre religião, religiosidades e mídia digital

A revista Tropos: Comunicação, Cultura e Sociedade  (qualis A4) em parceria com o site acadêmico Mídia, Religião e Sociedade anuncia chamada de trabalhos para o dossiê “Mídia, religião e religiosidades na era da digitalização”.  O número especial tem como editores convidados a professora Dra. Mihaela Tudor, da Universidade Paul Valéry de Montpellier III (UPVM3 – França), a professora Dra. Giulia Evolvi, da Universidade Erasmus de Rotterdam (EUR – Holanda), e o professor Dr. Marco Túlio de Sousa, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG – Brasil) e coordenador do Mídia, Religião e Sociedade. As submissões podem ser feitas no site da revista até 20 de dezembro. O número será publicado em julho de 2021. Confira abaixo mais detalhes da chamada:

 

O mundo religioso sempre esteve conectado com a mídia. Historicamente, a emergência de uma nova mídia sempre implicou transformações no relacionamento entre a esfera religiosa e a sociedade, mudanças no modo como os fiéis de uma religião a professam e na forma como as instituições realizam as suas práticas e se posicionam no espaço público (HORSFIELD, 2015).

 

Há algumas décadas, as pesquisas em mídia e religião eram sistematizadas em dois eixos: o uso da mídia por organizações religiosas e o uso da religião por corporações de mídia (sobretudo no jornalismo) em seus produtos. A crescente contribuição de pesquisas acadêmicas em mídia e religião a partir de novas abordagens e o advento e desenvolvimento da internet mostraram que esta divisão é insuficiente para dar conta desta problemática. Nas mídias digitais, o religioso e o midiático se intersectam em diversos âmbitos: na reconfiguração de práticas religiosas online por parte dos leigos (SOUSA, 2018; ROSA, SOUSA, 2017) e das instituições (GOMES, 2010; CAMPBELL, 2020); na assunção de figuras proeminentes que desafiam o clero (TUDOR, HERTELIU, 2016; HOOVER, 2004; LOVHEIM, LUNDMARK, 2019); no entrecruzamento entre religiosidade e entretenimento (CUNHA, 2016, MARTINO, 2015); na formação de novos agrupamentos religiosos por afinidades que não necessariamente preservam a mediação de organizações religiosas; nas interconexões do religioso com outros campos sociais, como a política e a cultura (BRATOSIN, TUDOR, 2018), na expressão pública da religião por leigos em blogs e redes sociais digitais (EVOLVI, 2019).

 

Este número pretende contemplar discussões teóricas ou analíticas que estejam relacionadas às complexas  articulações entre mídia, digitalização, religião e religiosidade. Espera-se receber contribuições que abordem, preferencialmente, mas não somente, os seguintes temas:

 

* Reconfiguração de práticas religiosas (rituais, liturgias etc) em relação com o digital

* A presença de organizações religiosas nas mídias digitais: iniciativas, produtos

* Formação de grupos religiosos em ambientes digitais

* A autoridade religiosa na internet

* Religião, política e internet

* Religião, entretenimento e internet

* Religião e jogos digitais

* Religião, gênero e sexualidade online

* O desenvolvimento de comunidades e identidades religiosas online

* Jornalismo e religião nas mídias digitais

* Conflitos religiosos nas mídias digitais

* Espiritualidade em ambientes online

* Discursos de ódio, intolerância religiosa e mídia digital

* Fakenews, religião e mídia digital

* Tolerância religiosa, ecumenismo e mídias digitais

* A circulação de discursos religiosos online

* Midiatização e religião/ religiosidades e espiritualidades online

* Tecnologia digital e a dimensão religiosa e espiritual

* Inteligência Artificial e religião

* O imaginário tecnológico e a religião.

São aceitos textos em português, inglês, espanhol, francês e italiano. Para submeter a sua proposta acesse o link: http://revistas.ufac.br/revista/index.php/tropos/about/submissions#onlineSubmissions

Quaisquer questões sobre o dossiê podem ser dirigidas aos editores através do e-mail do site acadêmico Mídia, Religião e Sociedade: midiareligiaos@gmail.com

Para mais informações sobre o dossiê, acesse o site da revista Tropos.

Mídia, Religião e Sociedade
Mídia, Religião e Sociedade
O "Mídia, Religião e Sociedade" se dedica à promoção de conteúdo acadêmico sobre o tema Mídia e Religião. Conheça pesquisadores da área, acesse entrevistas, artigos, livros e teses no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *