Este livro é resultado de um longo processo de interlocução, anterior, concomitante e posterior à realização do I Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, no PPGCC-Unisinos, com apoio da Capes e do CNPq. Anterior, porque nasceu de vários projetos de cooperação, mobilidade e interação com pesquisadores convidados, do Brasil e do exterior. Concomitante, porque os convidados participaram intensamente não só das mesas de conferências e debates, mas também dos Grupos de Trabalho formados a partir das submissões de trabalho ao Evento. Posterior, porque resulta de um processo editorial que busca atender aos critérios de qualidade de obras coletivas na área. Os artigos foram escritos após o evento, tendo-se solicitado aos autores que dialogassem com os debates ali ocorridos, qualificando suas intervenções. O Seminário proposto permitiu que pesquisadores, docentes e discentes, integrem-se a um debate internacional sobre a linhagem de pesquisa Midiatização e Processos Sociais, incluindo a mobilidade e formação. Atua-se, assim, em tempo de reverter tendências já observadas de que esse objeto de pesquisa seja apropriado especificamente pelo Norte, considerando suas competências linguísticas e de rede de pesquisas, acionadas por sistemas de integração que se reproduzem. Essa inserção corresponde aos objetivos dos processos formativos, de mobilidade e de investigação da proposta, buscando horizontalidades e trocas entre os diversos polos de pesquisa. Essa sinergia possibilita situar as questões, proposições, métodos e metodologias de pesquisas desenvolvidas no Brasil, em especial nos grupos que pesquisam midiatização, em interlocução com os pares do Norte, em seus processos formativos, de investigação e mobilidade.
SUMÁRIO
11 APRESENTAÇÃO: O SEMINÁRIO E O LIVRO “ENTRE O QUE SE DIZ E O QUE SE PENSA: ONDE ESTÁ A MIDIATIZAÇÃO?” Os organizadores
PRIMEIRA PARTE MEDIAÇÃO E MIDIATIZAÇÃO
21 DISPOSITIVO, MEDIATIZAÇÃO E MEDIAÇÃO: TRÊS CONCEITOS-CHAVE PARA ANALISAR AS SITUAÇÕES DE FORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO MEDIATIZADA Daniel Peraya
39 PARA UMA ATUALIZAÇÃO DA ABORDAGEM DA MEDIATIZAÇÃO DAS AÇÕES INFOCOMUNICACIONAIS Bernard Miège
63 MEDIAÇÃO, MIDIATIZAÇÃO: CONCEITOS ENTRE TRAJETÓRIAS, BIOGRAFIAS E GEOGRAFIAS Antônio Fausto Neto
SEGUNDA PARTE SEMIOSE E MIDIATIZAÇÃO
103 BAJO EL SIGNO DEL PRESENTISMO: MEDIATIZACIÓN, CULTURA Y SOCIEDAD CONTEMPORÁNEA Mario Carlón
139 AS SEMIOSES DA MIDIATIZAÇÃO Lucrécia D’Alessio Ferrara
161 CIRCULAÇÃO COMO VALOR: A VIDA PÓSTUMA DAS IMAGENS TRANSFORMADAS EM SÍMBOLOS Ana Paula da Rosa
TERCEIRA PARTE RELIGIÃO E MIDIATIZAÇÃO
189 MEDIALIZAÇÃO, ESPÍRITO PÓS-NEOPROTESTANTE E ÉTICA DO CAPITALISMO “AFETIVO” Stefan Bratosin
219 MIDIATIZAÇÃO, NORTE E SUL: PONTUAÇÕES E DELINEAMENTOS DO CONCEITO NA PESQUISA BRASILEIRA E ANGLO-SAXÔNICA Luís Mauro Sá Martino
241 A MIDIATIZAÇÃO, ESPIRITUALIDADE E INTERNET Pedro Gilberto Gomes, S. J.
QUARTA PARTE INSTITUIÇÕES E MIDIATIZAÇÃO
253 AS DUAS FACES DA CONECTIVIDADE DIGITAL: A TRANSFORMAÇÃO DAS DEPENDÊNCIAS SOCIAIS Stig Hjarvard
281 ENTRE A INSTITUIÇÃO E A ORGANIZAÇÃO Muniz Sodré
291 INSTITUIÇÕES & MIDIATIZAÇÃO – UM OLHAR COMUNICACIONAL José Luiz Braga
QUINTA PARTE MEIOS, DISPOSITIVOS E MIDIATIZAÇÃO
315 FICCIÓN NARRATIVA Y MEDIATIZACIÓN: ACERCA DE SUS RELACIONES Oscar Traversa
335 PROCESSOS DE MEDIATIZAÇÃO: AGENDA E DESAFIOS DA PESQUISA NO DOMÍNIO DA COMUNICAÇÃO Giovandro Marcus Ferreira
359 GENEALOGIA DOS MEIOS E MATERIALIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS MENTAIS: PERSPECTIVAS PARA PENSAR A MIDIATIZAÇÃO Jairo Ferreira
Baixe o livro <<<Entre o que se diz e o que se pensa: onde está a midiatização?>>> organizado por Jairo Ferreira, Ana Paula da Rosa, Antônio Fausto Neto, Pedro Gilberto Gomes e José Luiz Braga acessando site da linha de pesquisa em Midiatização e Processos Sociais.