Pedro Gilberto Gomes
TRECHO INICIAL
As Igrejas, em geral, e a Igreja Católica em particular, desde o desenvolvimento da mídia eletrônica, finais do século XIX e inícios do século XX, têm se preocupado com o seu aproveitamento para a atividade pastoral. A tradição da Igreja Católica com relação ao uso dos meios de comunicação é muito grande, remontando-se à imprensa escrita. Entretanto, desde o aparecimento do rádio, na década de 20, ela vem lutando para dimensionar corretamente a sua relação com a mídia eletrônica. Se, de uma maneira geral, a técnica da mídia impressa foi por ela dominada, o mesmo não se pode dizer no que se refere à eletrônica, notadamente, o rádio e a televisão. Por isso, hoje, nos umbrais
do Terceiro Milênio, a Igreja Católica ainda se debate numa relação de amor e ódio com os meios eletrônicos de comunicação.
Nosso objetivo nesse trabalho é refletir sobre essa relação, procurando identificar quais os problemas e qual a concepção que norteia a Igreja Católica no uso dos meios de comunicação, bem como os desafios que a relação entre evangelização e mídia coloca para quem se dedica à pastoral da comunicação.
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