Esta obra é o resultado de longos estudos sobre a relação entre mídia e religião, demonstrando que esse encontro gera consequências muito maiores e vai muito além da simples utilização dos veículos para a transmissão de mensagens religiosas. O que se pretende aqui é analisar a construção de novas religiosidades na sociedade contemporânea a partir da interação com os processos midiáticos. Para isso, o autor visitou as raízes do fenômeno, examinando na primeira parte da obra, aquilo que se convencionou chamar Igreja Eletrônica, na qual exerceram seu ministério muitos famosos tele-evangelistas a partir do final da década de 1950. A seguir, na segunda parte, ele propõe às Igrejas Cristãs a discussão acerca da comunicação como meio de evangelização, concluindo que, de modo geral, os meios são vistos apenas como dispositivos para potencializar o anúncio de sua mensagem ao mundo.
Sumário
Apresentação
Uma palavra a mais… (Antônio Fausto Neto)
Introdução – A metodologia como problema para a pesquisa de mídia e religião
Parte I – A Igreja Eletrônica
1 – A trajetória do pesquisador
2 – Estado preliminar da arte
3 – Conceitos envolvidos
4 – Dimensão histórica
5 – Perfis dos evangelistas
6 – Os achados e perdidos do caminho
Parte II – Comunicação como problemática para o campo religioso
7 – As matrizes teóricas da comunicação
8 – As igrejas estudadas
Conclusão – olhando para o futuro
Referências bibliográficas
Ficha Técnica
ISBN: 8535626263
Autor: Pedro Gilberto Gomes
Editora: Paco Editorial
Edição: 1ª Edição
Idioma: Português
Ano de Publicação: 2010
Número de Páginas: 176
Formato: 20,8 x 13,6 x 1 cm
A obra pode ser adquirida pelo <<<site da Editora Paulinas>>.