Este trabalho tem como tema os processos comunicacionais que envolvem o ritual da missa católica, especialmente para a missa televisiva. A questão que norteia o trabalho busca investigar quais são as diferenças e similitudes entre a missa presencial e televisiva. Sendo assim, a hipótese é a de ser a missa uma mídia, no sentido de um elemento da e para a cultura e um catalizador do processo comunicacional em sua complexidade. O objetivo geral é pensar os processos comunicacionais da missa televisiva sob o escopo as Teorias das Mídias e da Ecologia da Comunicação. Como corpus, elegemos as atas do Concílio Vaticano II da Igreja Católica no tocante aos rituais da missa presencial e televisiva. A metodologia consiste em pesquisas bibliográficas e observatórias a fim de se verificar a aplicação das normas de tais atas nas missas presencial e televisiva e a comparação entre ambas. Conclui-se que a missa televisiva não é apenas técnica/tecnologia, mas um conjunto organizado de situações e rituais preparados para atingir um fim específico, a saber, oferecer ao fiel católico possibilidades de assistir a missa sem o deslocamento espacial com a mesma validação do presencial. A pesquisa indica possíveis alterações e atualizações decorrentes do uso das mídias na vivência do fiel católico.
Leia a dissertação <<<A ecologia da Comunicação Católica: do sermão à missa de televisão>> por Luiz Guilherme Leite Amaral.
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