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Religiocom prorroga submissões

A equipe organizadora do 4º Religiocom (Congresso Internacional de Comunicação e Religiões) prorrogou as submissões de trabalhos até o dia 31 de maio (sexta-feira). Este ano, o evento será realizado no dia 13 de junho de forma remota e presencial. Interessados devem inscrever seus resumos no <<<site do 4º Religiocom>>>. Os trabalhos devem ser encaminhados para um dos nove grupos de trabalhos (GTs) abaixo:

Comunicação, Consumo e Religião
Engloba pesquisas que têm como interface a comunicação, o consumo e a religião por meio de abordagens multidisciplinares. Reúne projetos que trabalham discussões sobre consumo midiático religioso, processos de mediação e midiatização das religiões, presença da religião na mídia de massa, construção da memória cultural a partir do consumo midiático religioso, cultura pop e religiosidade, experiências de transcendência ligadas ao consumo religioso midiático, consumo das mídias digitais e religiosidade, representações do religioso nas mídias de massa, religiosidade midiática, consumo midiático de simbologia religiosa, espiritualidades na era digital.

Linguagens, mídias e religiões
Discute a relação entre discursos e religiões, analisando sua polissemia e potencial de recriar sentidos, em diálogo e tensão com o sagrado em perspectiva com os diversos estudos culturais e discursivos, por meio do cinema, rádio, TV, literatura, artes visuais, fotografia, mídias sociais, entre outras.

Mídia, ciência e religiões
Discute as relações entre mídia, ciência e religiões. Busca aprofundar embates entre religiões e ciência e os usos da mídia para o acirramento de posições em defesa desses campos. Também, busca entender desafios de novos instrumentos de mídia para a legitimação social tanto da ciência quanto da religião ou dos temas de fronteira e interconectados à ciência e às religiões.

Mídia, religiões e política
Discute as relações entre mídia, política e religiões. Aborda concessões de meios de comunicação, elaboração de políticas públicas e a representatividade das religiões nos poderes executivos e legislativo. A partir do contexto midiático, aborda temas como política internacional, fundamentalismos, liberdade religiosa, entre outros.

Narrativas audiovisuais e religiões
Analisa de que forma ocorrem as articulações entre narrativas audiovisuais em plataformas analógicas e/ou digitais e as religiões. Abrange as representações religiosas nas narrativas e a utilização das narrativas como ferramenta religiosa.

Processos comunicacionais e instituições religiosas
Compreende a intersecção entre o religioso e o midiático a partir da atuação das organizações religiosas. Envolve o discurso sobre os media e o uso que instituições religiosas fazem das tecnologias midiáticas. Abarca a reconfiguração das práticas e liturgias religiosas à luz do bios midiático e o entrecruzamento entre religiosidade e entretenimento.

Religiões e tecnologias emergentes
Este grupo de trabalhos examina a interseção entre religiões e tecnologias emergentes, explorando como a fé e as práticas espirituais são influenciadas por inovações digitais, realidade virtual e inteligência artificial, visando entender os novos paradigmas da religiosidade.

Religiões e Redes sociais digitais
Aborda as questões que relacionam as ações religiosas no ciberespaço. Considera modos tradicionais e inovadores na emissão de mensagens religiosas em sites, redes sociais e plataformas de streaming. Observa o papel das instituições e outros comunicadores dentro desses ambientes.

Religiocom Júnior (Alunos de graduação)
Recebe, por meio de abordagens interdisciplinares, propostas de comunicações de estudantes de graduação que analisem a intersecção entre religião e comunicação em seus diferentes temas.

Religiocom 2024

O Religiocom é organizado pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) e pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). O tema deste ano é “Imaginários Religiosos e Representações Midiáticas”. Haverá palestras dos professores Dr. Antonio Luis Lerma Amado (Universidade de Montemorelos, México), Dr. Moises Sbardelotto (PUC-Minas, Brasil) e Dr. Allan Novaes (UNASP, Brasil e Vrije Universitei, Países Baixos).

Em caso de dúvida, entre em contato pelo site ou pelo email mattos.thamires@acad.unasp.edu.br

 

Marco Túlio de Sousa
Marco Túlio de Sousa
Doutor em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), mestre em Comunicação pela UFMG e graduado em Comunicação (Jornalismo) pela UFJF. Criador do grupo "Mídia, Religião e Poder" no facebook e do blog "Mídia, Religião e Sociedade". Desenvolve pesquisas sobre experiência religiosa e mídia.

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