Por Dra. Paula de Souza Paes
Entrevista com Stefan Bratosin
Professor da Universidade Paul Valéry de Montpellier (UPVM), França, Diretor-adjunto do laboratório de pesquisa CORHIS e Diretor da revista ESSACHESS – Journal for Communication Studies.
Nesta edição, a revista Pauta Geral – Estudos em Jornalismo realizou uma entrevista com o professor francês Stefan Bratosin. Durante sua visita ao Brasil em dezembro de 2016, para participar do I Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização Processos e Sociais, naUnisinos (RS), Stefan Bratosin respondeu algumas perguntas para a revista. Ele veio ao Brasil, pelo programaBe a DocCoimbra Group2, para apresentar suas pesquisas que abordam principalmente as temáticas relacionadas à midiatização da religião e espaço público e à produção de sentido nos espaços sociais institucionalizados.
Na entrevista para à Pauta Geral, ele relata o pioneirismo nos estudos desenvolvidos dentro daUniversidade Paul Valéry sobre midiatização da religião, o que contribuiu para institucionlaizar o campo de estudo nessa área. Seu interesse tanto sobre a mídia quanto sobre as instituições religosas reflete o seu percurso profissional: ele é doutor em Teologia e Ciências da Informação e Comunicação (SIC) pela l’Université Charles-de-Gaulle Lille 3. Além de ser diretor e fundador da rede Institute for AdvancedReligiousStudiesand Communications Internetworking (IARSIC) e da revista Essachess – Journal for Communication Studies fundada, em 2008, na área das Ciências da Informação e da Comunicação (SIC). Essachessé uma das revistas francesas mais indexadas a bancos de dados internacionais.Stefan Bratosin também é diretor e moderador de um programa de televisão semanal sobre midiatização da pesquisa científica, Signes et symboles (Sinais e símbolos), que vai ao ar no canal internacional Hope Channel – Speranta TV.
Em entrevista, o professor desenvolve novos conceitos sobre os quais trabalha ultimamente, como o de “medialização” do religioso e do pós neo-protestantismo no contexto do capitalismo emocional. Ele apresenta seus argumentos que resultaram em artigos publicados recentemente. Dentre suas publicações, podemos citar: “La médialisation du religieux dans la théorie du post néo-protestantisme” (2016) e “Church in the publicsphere: production of meaning between rational an dirrational”, na revista Journal for theStudyofReligionsandIdeology (2014).
Leia a entrevista com Stefan Bratosin sobre <<<midiatização da religião>>> ou baixe diretamente no site da Revista Pauta Geral.
Confira textos de <<<Stefan Bratosin>>> publicados no Mídia, Religião e Sociedade.
2 Comments
Parabéns, excelente conteúdo de pesquisa.
Grato pelo retorno, Elizabeth! =)
Um abraço,
Marco Túlio de Sousa
Administrador do Mídia, Religião e Sociedade